[weglot_switcher]

Fundação de Donald Trump chega a acordo de dissolução com procuradoria-geral da Nova Iorque

A procuradora-geral de Nova Iorque processou Trump e seus filhos Donald Jr., Eric e Ivanka a 14 de junho, depois de uma investigação de 21 meses em que ela disse ter descoberto uma “extensa coordenação política ilegal” entre a fundação e a campanha de Trump. O processo permanece pendente.
  • Jonathan Ernst / Reuters
18 Dezembro 2018, 18h45

A fundação de caridade do presidente norte-americano, Donald Trump –  Trump Foundation, concordou em dissolver-se sob a supervisão do tribunal após um processo da procuradoria-geral de Nova Iorque ter acusado a família do presidente eleito de violarem as leis de financiamento da campanha presidencial ao aceitarem um donativo de um grupo que apoiava a então procuradora-geral da Florida, Pam Bondi, em 2013. Os Trump também terão abusado da isenção de impostos a que tinham direito, explica a CNN.

“A nossa investigação revelou um chocante padrão de ilegalidade envolvendo a Fundação Trump, incluindo uma coordenação ilegal com a campanha presidencial de Trump, uma auto-negociação intencional e repetitiva e muito mais”, explicou o gabinete da procuradora-geral Barbara Underwood em comunicado, acrescentando que a fundação era “um talão de cheques que servia os negócios e os interesses políticos do senhor Trump”.

Barbara Underwood, Procuradora Geral do estado e democrata, disse que os bens da Fundação Donald J. Trump serão distribuídos pelas instituições de caridade escolhidas pela entidade judicial. O acordo está sujeito à aprovação de um juiz do estado de Nova York.

“Esta é uma vitória importante que deixa claro que as leis se aplicam a todos”, referiu ainda a procuradoria-geral de Nova Iorque, citada pela CNN. “Vamos dar continuidade ao processo para assegurar que a  Fundação Trump e os seus diretores respondem pelas suas repetidas violações da lei federal e estatal.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.