Fundação José Neves tem mais de mil bolsas de estudo disponíveis para universidades públicas e politécnicos

As candidaturas para os alunos desses cursos estão abertas até ao dia 15 de dezembro e a FJN tem disponíveis cerca de 1,3 milhões de euros para investir no pagamento de propinas até final do ano.

A Fundação José Neves (FJN) anunciou ter 1.028 vagas disponíveis para pagar mestrados, cursos técnicos superiores profissionais, cursos de especialização e pós-graduações em 156 cursos em 13 universidades públicas e institutos politécnicos de norte a sul do país.

As candidaturas para os alunos desses cursos estão abertas até ao dia 15 de dezembro e a FJN tem disponíveis cerca de 1,3 milhões de euros para investir no pagamento de propinas até final do ano. “O programa ISA FJN garante o pagamento integral da propina e esse investimento só é reembolsado se e quando o estudante atingir as condições para o fazer de forma sustentada”, lê-se no comunicado divulgado.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave, o Instituto Politécnico do Porto (ISEP), o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade do Minho são as instituições associadas à iniciativa.

Desde o arranque da fundação, em setembro de 2020, que pretende investir na educação dos portugueses, “independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira”, a FJN já atribuiu 178 bolsas, resultado de um investimento superior a 1,2 milhões de euros no pagamento de propinas.

“A formação e a aprendizagem ao longo da vida é crucial para responder aos desafios do futuro que requerem novas e diversificadas competências”, adianta Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.

O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (income share agreement) e tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.

Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN facilita o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio à Fundação quando e se atingir as condições previamente definidas.

Recomendadas

Siga estes conselhos para uma lista de compras mais eficiente

Aceite odesafio da DECO e junte a família para preparar a vossa lista de compras. Sempre com o intuito de economizar, tempo e dinheiro, descobrirá a utilidade de ter esta “cábula” consigo.

Como consultar a minha conta online?

Aprenda a consultar os saldos e movimentos da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito, através do site ou app do seu banco, neste vídeo promovido pela Associação Portuguesa de Bancos, no âmbito do programa de literacia digital “Tudo o que precisa de saber sobre banca online”.

Que operações posso fazer no meu banco online?

Fique a saber neste vídeo da Associação Portuguesa de Bancos como funciona o site ou app do seu banco e todo o tipo de operações bancárias que pode fazer online de forma simples e segura, neste vídeo promovido pela Associação Portuguesa de Bancos, no âmbito do programa de literacia digital “Tudo o que precisa de saber sobre banca online”.
Comentários