[weglot_switcher]

Fundação José Neves tem mais de mil bolsas de estudo disponíveis para universidades públicas e politécnicos

As candidaturas para os alunos desses cursos estão abertas até ao dia 15 de dezembro e a FJN tem disponíveis cerca de 1,3 milhões de euros para investir no pagamento de propinas até final do ano.
25 Novembro 2021, 12h43

A Fundação José Neves (FJN) anunciou ter 1.028 vagas disponíveis para pagar mestrados, cursos técnicos superiores profissionais, cursos de especialização e pós-graduações em 156 cursos em 13 universidades públicas e institutos politécnicos de norte a sul do país.

As candidaturas para os alunos desses cursos estão abertas até ao dia 15 de dezembro e a FJN tem disponíveis cerca de 1,3 milhões de euros para investir no pagamento de propinas até final do ano. “O programa ISA FJN garante o pagamento integral da propina e esse investimento só é reembolsado se e quando o estudante atingir as condições para o fazer de forma sustentada”, lê-se no comunicado divulgado.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave, o Instituto Politécnico do Porto (ISEP), o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade do Minho são as instituições associadas à iniciativa.

Desde o arranque da fundação, em setembro de 2020, que pretende investir na educação dos portugueses, “independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira”, a FJN já atribuiu 178 bolsas, resultado de um investimento superior a 1,2 milhões de euros no pagamento de propinas.

“A formação e a aprendizagem ao longo da vida é crucial para responder aos desafios do futuro que requerem novas e diversificadas competências”, adianta Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.

O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (income share agreement) e tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.

Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN facilita o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio à Fundação quando e se atingir as condições previamente definidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.