[weglot_switcher]

Fundação La Caixa, BPI e Nova assinam iniciativa para a equidade social

Isidro Fainé, presidente da Fundação Bancária “la Caixa”, anunciou que o investimento da Fundação ”la Caixa” em Portugal ascenderá a 20 milhões de euros em 2019, comparativamente aos 12 milhões de euros no ano passado.
  • Cristina Bernardo
23 Maio 2019, 20h15

A Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE assinaram esta quinta-feira a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria que visa contribuir para transformar o setor social em Portugal, de forma a corresponder às necessidades e desafios que são sentidos pelo setor, pelos filantropos e pelos investidores sociais.

Isidro Fainé, presidente da Fundação Bancária “la Caixa”, anunciou que o investimento da Fundação ”la Caixa” em Portugal ascenderá a 20 milhões de euros em 2019, comparativamente aos 12 milhões de 2018.

No total, a iniciativa envolve a criação de sete projetos e duas cátedras dedicados ao setor social, em colaboração com quatro centros de conhecimento da Nova SBE: Leadership for Impact, Economics for Policy, Nova Finance e Data Science for Social Good.

“A Iniciativa para a Equidade Social complementa a intervenção do BPI e da Fundação” la Caixa” no setor social em Portugal, que inclui 5 prémios destinados a apoiar projetos de instituições de solidariedade social, no valor global previsto de 3,75 milhões de euros em 2019, para além de programas próprios na área do emprego, cuidados paliativos e, em breve, infância e seniores”, diz a empresa.

“Esta é uma das parcerias mais relevantes e ambiciosas que a Fundação ”la Caixa” estabeleceu em Portugal, desde a sua chegada ao país, há pouco mais de um ano. Em conjunto com a Nova SBE, queremos colocar o conhecimento e a inovação ao serviço dos portugueses e especialmente das pessoas mais vulneráveis. Somos uma fundação com mais de um século de história e a nossa experiência demonstra que este tipo de parcerias com instituições de referência refletem-se no bem-estar dos cidadãos”, explicou o presidente da Fundação Bancária ”la Caixa”, Isidro Fainé.

A Iniciativa para a Equidade Social traça um retrato do setor social em Portugal e pretende desenvolver programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais.

O investimento de 2,2 milhões de euros em três anos inclui o lançamento do relatório anual “Balanço Social do País” e de uma base de dados sobre organizações sociais, acessível a toda a sociedade, que permitirá obter informação agregada e atualizada do setor social em Portugal.

“O BPI é possivelmente uma das entidades em Portugal com um conhecimento mais abrangente sobre o setor social. Há mais de uma década que, através dos Prémios de Solidariedade BPI, temos vindo a conhecer em detalhe o trabalho, mas também as dificuldades de milhares de instituições sociais por todo o país. Este reforço da parceria que temos com a Nova SBE vai permitir potenciar as complementaridades entre os Prémios BPI “la Caixa”, as entidades por estes apoiados, e os projetos que hoje se lançam no âmbito desta iniciativa, trazendo mais valor para o nosso país”, disse o presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva.

A Fundação ”la Caixa” em Portugal, são 20 milhões de orçamento para 2019. São 77 projetos de entidades sociais apoiados com 2,25 milhões de euros através dos Prémios BPI ”la Caixa”, que passaram a contemplar cinco categorias em 2019, em vez das três iniciais: Capacitar, Seniores, Solidário, Infância e Rural.

São cinco iniciativas de dinamização de regiões fronteiriças apoiadas através do programa Promove. Concretamente, o programa selecionou projetos piloto inovadores para o desenvolvimento das áreas em que se localizam (Bragança, Guarda, Proença-a-Nova e Elvas) e, em simultâneo, que se possam reproduzir noutras regiões com características semelhantes.

As alianças estratégicas com instituições culturais de referência. É o caso da Fundação de Serralves, parceira na exposição de Anish Kapoor, do Museu Nacional de Arte Antiga, com o qual se organizou a exposição Terra adentro. A Espanha de Joaquín Sorolla; da Casa da Música, onde se apresentou o concerto participativo O Messias e o concerto escolar O Colecionador de Paisagens.

São 4,6 milhões de euros destinados a oito projetos de excelência em investigação em biomedicina e saúde (2,2 milhões correspondentes ao matching fund com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

Mais de 100 mil visitantes na exposição itinerante A floresta. Muito mais do que madeira, que chegou a sete importantes cidade de Portugal ao longo de 2018 e nos primeiros meses de 2019, nomeadamente Coimbra, Viseu, Braga, Portimão, Castelo Branco, Setúbal e Matosinhos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.