[weglot_switcher]

Fundação “la Caixa” e UC Exploratório em Coimbra unem-se para promover exposições de divulgação científica

O encontro serviu também para renovar o apoio que a Fundação “la Caixa” dá ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e ao seu Gabinete de Curiosidade, que teve início no ano de em 2020.
14 Março 2025, 15h49

A Fundação “la Caixa”, com o apoio do BPI, e o UC Exploratório – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, assinaram esta quinta-feira um acordo de colaboração para os próximos três anos no qual ambas as entidades estabelecem as bases para a promoção da cultura através da organização conjunta de exposições, atividades e projetos de divulgação científica.

O acordo de colaboração entre a Fundação “la Caixa” e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, em vigor desde 2020, foi também renovado. No âmbito do acordo com o UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, foi já inaugurada a primeira das três exposições previstas: Talking Brains – Programados para falar.

O principal objetivo do acordo entre as duas entidades é promover a cultura científica e tecnológica na região de Coimbra e em Portugal. Esta colaboração insere-se no âmbito do acordo assinado em novembro de 2023 entre a Fundação “la Caixa” e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica para promover a divulgação científica na Rede Nacional de Centros Ciência Viva, em que se inclui o UC Exploratório.

Na cerimónia de assinatura estiveram presentes o administrador da Fundação “la Caixa” e o presidente honorário do BPI, Artur Santos Silva; a diretora regional da Fundação “la Caixa”, Ana Feijó, e o diretor de Exposições Científicas da Fundação “la Caixa”, Javier Hidalgo. Em representação da Universidade de Coimbra (UC), estiveram presentes no evento o Reitor da Universidade da UC, Amílcar Falcão e o Diretor do UC Exploratório, Paulo Trincão.

Após a assinatura, foi inaugurada a primeira das exposições incluídas neste acordo com o UC Exploratório: Talking Brains. Esta exposição única sobre o cérebro linguístico, que estará patente ao público de quinta-feira até 22 de fevereiro de 2026, chega a Coimbra depois da sua passagem pelo Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Como resultado deste acordo, para além da Talking Brains, o UC Exploratório acolherá ainda as exposições Espelhos em 2026 e Printing 3D em 2027.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.