Três jovens portugueses estão este ano entre os vencedores das bolsas de pós-graduação no estrangeiro atribuídas pela Fundação ”la Caixa”. O programa tem como objetivo promover o talento dos estudantes de excelência, através da continuação da sua formação nas melhores universidades e centros de investigação do mundo. É o mais relevante do género em Espanha e um dos mais competitivos da Europa. Soma 43 edições e representa um investimento acumulado de 230,5 milhões de euros, que custearam a formação internacional a 4077 estudantes, desde a sua fundação em 1982 até ao ano de 2024, revela Emilia Jordi, diretora da Área de Bolsas, Investigação e Inovação da Fundação ”la Caixa”, ao Jornal Económico.
Cada bolsa representa um investimento médio de 100 mil euros por estudante, cobrindo propinas, estadia, viagens e apoio formativo. Em 2024, o programa envolveu um investimento global de 10 milhões de euros, reafirmando “o compromisso da Fundação com a capacitação de jovens com elevado potencial académico”.
Qual é o balanço que o programa faz das 42 edições anteriores?
O balanço é extremamente positivo. Este programa tem um reconhecido poder transformador: pode mudar por completo a vida de quem recebe uma bolsa e, simultaneamente, contribuir para o progresso da sociedade como um todo. Acreditamos firmemente que a ciência, a investigação e a educação são motores fundamentais do desenvolvimento.
Durante todo este tempo, quantos estudantes receberam bolsas de estudo?
Desde 1982, ano em que teve início o programa de bolsas de pós-graduação no estrangeiro, já foram atribuídas 4 077 bolsas a estudantes que prosseguiram os seus estudos nas melhores universidades e centros de investigação da Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.
E quantos deles são portugueses?
O programa foi alargado a candidatos portugueses em 2020 (até então, era exclusivo para candidatos espanhóis). Nestes 6 anos, 21 pessoas de nacionalidade portuguesa foram selecionadas para receber uma destas bolsas.
Qual foi o investimento realizado pela Fundação “la Caixa” até à data?
O investimento acumulado da Fundação ”la Caixa” neste programa de bolsas ascende a 230,5 milhões de euros.
Estes antigos bolseiros têm algum tipo de ligação com a Fundação?
Sim, claro sem dúvida. Os antigos bolseiros fazem parte da rede de bolseiros da Fundação ”la Caixa”, uma comunidade que reúne talento académico de excelência.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com