[weglot_switcher]

Fundação Repsol atribui prémio de 30 mil euros às escolas de Ponte de Lima, Lourinhã e Sardoal

“Educar para a energia é formar hoje os líderes que tomarão as decisões no futuro sobre o mundo que lhes deixaremos”, disse António Calçada, Diretor-Geral da Fundação Repsol.
Gala Zinkers Portugal 2025, Pavilhão do Conchecimento em Lisboa
6 Julho 2025, 12h08

A Fundação Repsol reconheceu as escolas portuguesas do ensino básico com os melhores projetos de sustentabilidade.

A Escola Básica da Lourinhã (distrito de Lisboa), a Escola Básica do Freixo (Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo) e a Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade (Sardoal, distrito de Santarém) são as grandes vencedoras da 1.ª edição dos Prémios Zinkers em Portugal, uma iniciativa da Fundação Repsol que reconhece os melhores projetos escolares no ensino básico nas áreas da transição energética, alterações climáticas e sustentabilidade.

Cada uma das três escolas vencedoras recebe um prémio de 10 mil euros de apoio ao desenvolvimento e implementação de projetos de inovação educativos. Foram ainda premiadas 6 escolas com um prémio de 2.500 euros.

António Calçada, Diretor-Geral da Fundação Repsol, entregou os Prémios Zinkers às escolas vencedoras desta edição e destacou o papel fundamental dos professores na educação para sustentabilidade. “Educar para a energia é formar hoje os líderes que tomarão as decisões no futuro sobre o mundo que lhes deixaremos”, disse sublinhando o “compromisso da Fundação Repsol com a promoção da educação para a energia e sustentabilidade através dos programas Zinkers, que fomentam uma cidadania crítica, responsável e comprometida”.

A Fundação Repsol trouxe pela primeira vez a Portugal os Prémios Zinkers, uma iniciativa educativa de referência em Espanha, que distingue as escolas com os projetos mais inovadores na área da sustentabilidade, alterações climáticas e transição energética.

O programa estreou-se em Portugal com nove escolas finalistas de norte a sul do país, cujos projetos se destacaram pela criatividade, compromisso ambiental e impacto na comunidade escolar.

Os programas educativos Zinkers em Portugal, promovidos pela Fundação Repsol, são ferramentas curriculares digitais destinadas ao Ensino Básico O objetivo é preparar os jovens para os desafios futuros com conhecimento e rigor académico, incentivando a melhoria do seu meio envolvente, a preservação do planeta e a preparação dos futuros profissionais para a transição ecológica.

A 1ª edição dos Prémios Zinkers 2025 contoucom um espaço de reflexão e debate, sobre os impactos da Inteligência Artificial e da digitalização e sobre os desafios de educar para o futuro. Já o debate sobre os impactos da IA e da digitalização na educação, nas empresas e na sociedade contou com oradores de referência como Marco Bento, Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra, Maria Angeles Arroyo, responsável do Centro de IA Generativa da Repsol, Rute Xavier, da Católica Lisbon SSBE e Gonçalo Parreira, Membro da Comissão Executiva da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).

A reflexão sobre os desafios do futuro da educação beneficiou do conhecimento e perspetivas do Diretor Geral da Direção Geral da Educação, David Sousa, da Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Helena Freitas, e de Nilza de Sena, Secretária-Geral do Conselho Nacional de Educação.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.