[weglot_switcher]

Fundação Santander anuncia 450 mil euros em bolsas para o ensino superior e a mobilidade internacional

As candidaturas decorrem até 18 de maio para as Bolsas de Apoio e até 26 de maio para as Bolsas Erasmus e devem ser efetuadas através da plataforma Santander Open Academy.
22 Abril 2025, 15h16

A Fundação Santander Portugal anuncia esta segunda-feira dois novos apoios para estudantes do Ensino Superior: as Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário e as Bolsas Fundação Santander para Erasmus. No total existem 670 bolsas, representando um investimento superior a 450 mil euros na educação e na mobilidade social.

As candidaturas decorrem até 18 de maio para as Bolsas de Apoio e até 26 de maio para as Bolsas Erasmus e podem ser efetuadas através da plataforma Santander Open Academy,.

As Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário vão apoiar 428 estudantes de licenciatura, mestrado ou cursos técnicos superiores profissionais de 16 Instituições de Ensino Superior
diferentes. O valor das bolsas varia entre 500, 750 ou 1000 euros, consoante a instituição, destinando-se a cobrir despesas habituais da vida académica e contribuindo assim para a
permanência e o sucesso dos estudantes com maiores dificuldades económicas.

Já as Bolsas Fundação Santander para Erasmus visam apoiar 242 estudantes com menos recursos económicos na realização de períodos de mobilidade internacional ao abrigo do Programa
Erasmus+. Com a participação de 11 Instituições de Ensino Superior, estas bolsas têm o valor de 500 ou 1000 euros e pretendem promover a igualdade de oportunidades no acesso a experiências
multiculturais e académicas fora do país.

“Ambas as bolsas têm como objetivo combater as desigualdades no acesso à Educação e promover a inclusão social, respondendo a dois dos principais desafios do ensino superior em Portugal: a
dificuldade de permanência de estudantes no ensino superior por razões económicas e o acesso limitado a experiências internacionais no âmbito do Programa Erasmus+”, salienta a Fundação Santander Portugal em comunicado enviado às redações.

No documento, Inês Rocha de Gouveia, responsável da área de universidades do Santander e administradora da Fundação Santander Portugal, explica: “Com estas bolsas, queremos contribuir para que mais estudantes possam concluir os seus estudos e beneficiar de experiências internacionais que enriquecem o percurso académico e pessoal. Não queremos que nenhum jovem fique pelo caminho ou veja os seus sonhos interrompidos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.