[weglot_switcher]

Fundação Vasco Vieira de Almeida e Faculdade de Letras premeiam Maria Luísa Resende

A primeira edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida foi entregue à autora do trabalho intitulado “A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI”.
  • Fotos © José Campos
22 Junho 2021, 20h55

Maria Luísa Resende, doutorada em Estudos Clássicos, é a vencedora da primeira edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, atribuído e criado pela Fundação Vasco Vieira de Almeida (FVVA) em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

O trabalho distinguido intitula-se “A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI” e faz uma análise à transmissão da obra deste a partir de testemunhos inéditos.

O galardão, instituído pela fundação e FLUL, é atribuído de dois em dois anos para celebrar a memória do professor Francisco Vieira de Almeida e dar a conhecer os novos valores e trabalhos científicos em várias áreas de investigação das Humanidades. Neste caso, foi Maria Luísa Resende quem se destacou e irá receber pelo menos 20 mil euros.

A autoria considera que a distinção “representa um incentivo muito significativo, sobretudo porque constitui o reconhecimento da importância de estudar o património português, mais particularmente o precioso material preservado em bibliotecas e afins, que foram ao longo da nossa história, por motivos vários, alvo de incúria e também de parcial destruição”.

Nesta primeira edição foram recebidos 25 trabalhos, que foram avaliados por um júri composto por Vasco Vieira de Almeida, sócio fundador da sociedade de advogados VdA, Miguel Tamen, diretor da FLUL, José Pedro Serra, diretor da Biblioteca da FLUL, António Feijó, pró-reitor da Universidade de Lisboa, e o filósofo e ensaísta José Gil.

Ao valor do prémio soma-se ainda 5 mil euros no máximo para a publicação pela Imprensa da Universidade de Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.