[weglot_switcher]

Fundador da Impossible Foods: “É um game over para a indústria da carne. Eles é que ainda não perceberam”

O cardápio de produtos à base de plantas com sabor a carne irá aumentar, garantiu Patrick O’Reilly Brown, professor, fundador e CEO da startup norte-americana Impossible Foods.
4 Dezembro 2020, 19h23

O fundador e CEO da Impossible Foods esteve esta sexta-feira na Web Summit a explicar como é que a startup que cria hambúrgueres à base de plantas – uma ideia que há alguns anos teria tudo para correr mal – se tornou um sucesso nos Estados Unidos.

Fundada em 2011 e com sede em Silicon Valley, a empresa vende refeições feitas com plantas, para substituir a carne sem lhe alterar o sabor – no fundo, um dos principais travões a que muitos consumidores se tornem vegetarianos. “O problema não é que as pessoas adorem carne, o problema é que estamos a usar a tecnologia errada”, assegurou Patrick O’Reilly Brown na cimeira tecnológica.

“A nossa missão é substituir por completo a utilização de animais como tecnologia agroalimentar, globalmente, até 2035. Estamos muito focados nisso e acreditamos totalmente é que é fazível. Temos estado a trabalhar nisso desde o início como o maior problema científico no mundo”, começou por explicar o académico empreendedor.

Qual? “Perceber, em termos moleculares, o que faz da carne saborosa e depois como ter os ingredientes precisos, de fontes vegetais sustentáveis, para nos permitir-nos proporcionar essa experiência deliciosa”, referiu o professor de Bioquímica da Universidade de Stanford e cofundador da Public Library of Science. “É um game over [fim de jogo] para a indústria [da carne]. Eles é que ainda não perceberam”, alertou.

O primeiro produto vegan da marca foi lançado há quatro anos e hoje o menu conta com imitações de hambúrgueres, carne de porco ou almondegas feitos exclusivamente com vegetais e plantas. O pipeline no cardápio saudável irá aumentar, segundo adiantou o fundador da startup que foi considerada uma das 50 empresas “Genius” da revista “Time”.

Patrick O’Reilly Brown é gestor, mas sempre se posicionou como mais interessado em resolver o problema da carne, os danos ambientais que causa, do que em ganhar dinheiro, pelo que se tem afastado, pelo menos “no curto prazo”, de uma potencial entrada em bolsa da Impossible Foods.

Em agosto, esta agrotech – rival da Beyond Meat – fechou uma ronda de investimento de 200 milhões de dólares (cerca de 165 milhões de euros), menos de seis meses depois de levantar o maior investimento já feito para uma startup de tecnologia de alimentos, perfazendo um total de verbas arrecadadas desde a fundação para 1,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 1,2 mil milhões de euros).

Entre o grupo de investidores da Impossible Foods estão os cantores Jay-Z e Katy Perry, Mirae Asset Global Investments, Khosla Ventures, Bill Gates, Google Ventures, Horizons Ventures, UBS, Viking Global Investors, Temasek, Sailing Capital e o Open Philanthropy Project.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.