Avelino Gaspar é o 18.º mais rico de Portugal, segundo o ranking da Forbes dos 50 milionários portugueses. De acordo com a revista o empresário tem uma fortuna avaliada em 771 milhões de euros.
Do seu portefólio de investimentos faz parte o Grupo Lusiaves, Campoaves, Racentro, Avisabor, Triun SGPS, Media Capital.
Aos 18 anos o empresário de Pombal iniciou atividade no setor aviário, começando a criar pintos para vender, num anexo em casa dos pais. Inicialmente vendia em média 30 fragos vivos por semana.
Já em 1986 iniciou-se a atividade do Grupo Lusiaves, focando-se depois na aquisição de pequenas unidades produtoras para consolidar a sua atividade. Atualmente o grupo agrega sete centros de abate, 14 entrepostos, dois centros de incubação e das fábricas de produção de ração.
Os dados mais recentes da empresa mostram que o grupo produz 6,5 milhões de frangos por ano, e tem um volume de negócios superior a 450 milhões de euros.
Em 2003 o grupo adquiriu a Campoaves, que se passou a dedicar exclusivamente à produção integrada, abate, transformação e comercialização de frango do campo.
Do Grupo Lusiaves faz parte também a empresa Racentro, que se dedica à produção de rações e a Avisabor. O grupo investiu também na Media Capital, empresa que detém a TVI e a CNN.
O empresário tem ainda um investimento na empresa Triun, uma empresa que não pertence ao grupo Lusiaves.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com