William Henry Gates III, mais conhecido por Bill Gates, é o 13.º mais rico do mundo, segundo o ranking dos bilionários mundiais da Forbes Internacional. De acordo com a revista, o empresário norte-americano tem uma fortuna avaliada em 92,3 mil milhões de euros.
A completar 70 anos, o empresário fez a sua fortuna no setor tecnológico, com a fundação da Microsoft, em 1975, com Paul Allen. Inicialmente, esta gigante tecnológica dedicava-se a microprocessadores e software.
Nascido em Seattle, numa família da classe média, e com mais duas irmãs, Bill desenvolveu um gosto particular por computadores aos 13 anos, quando entrou para a escola Lakeside. Nessa altura, o empresário desenvolveu o seu primeiro jogo, um programa tic-tac-toe, que tornava possível jogar contra o computador.
Foi nesta escola que Bill conheceu Paul, dois anos mais velho, e onde se tornaram amigos e onde trabalhavam em programas para computadores. Com 15 anos, os dois desenvolveram um programa de computador que monitorizava os padrões de trânsito da cidade de Seattle, o “Traf-o-Data”, tendo arrecadado 20 mil dólares.
A vontade dos dois estudantes de iniciarem o seu negócio era alta, mas os pais de Bill queriam que ele acabasse a escola e fosse para advocacia, como o seu pai. De facto, Bill entrou na Universidade de Harvard, com o objetivo de uma carreira de advogado, contudo passava a grande parte do seu tempo nos laboratórios de computação.
O contacto com Paul permaneceu, e os dois desistiram da faculdade para desenvolver um software para o mini-computador Altair 8800 da Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS).
Assim nasceu a Microsoft, que em 50 anos se tornou uma das sete magnificas de Wall Street.
Passados 10 anos da sua fundação, a empresa lança a primeira versão do sistema Windows, que era descrito como “um software único desenhado para o utilizador sério do PC”. E em 1986 a empresa torna-se pública, com um preço de oferta de 21 dólares.
A primeira versão do Office é lançada em 1989 e em 1995 é lançado o Windows 95. Em 2001 a empresa aposta no lançamento da Xbox e em 2008 lança o Windows Azure. O Skype é adquirido em 2011, por 8,5 mil milhões de dólares.
Bill não é apenas um empresário, uma vez que tem uma veia forte de filantropia, através da qual criou a Gates Foundation, em 2000, com a sua ex-mulher Melinda Gates.
Até à data, o empresário já doou mais de 59 mil milhões de dólares a esta fundação.
Em 2020, Bill Gates deixou a empresa que fundou, tendo ficado na sua posse apenas 1,3% de ações da empresa de tecnologia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com