[weglot_switcher]

Fundo Ambiental atribui 1,7 milhões para projeto piloto de recolha de garrafas de plástico

O consumidor que devolva essas embalagens numa grande superfície vai receber talões de desconto em compras, descontos em lojas, atividades ou serviços, participação em sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social.
23 Janeiro 2020, 14h48

O Fundo Ambiental vai atribuir 1,665 milhões de euros ao projeto-piloto de recolha de embalagens de plástico, cujo sistema de incentivo ao consumidor que devolva essas embalagens numa grande superfície consiste na atribuição de um talão de desconto em compras, descontos em lojas, atividades ou serviços, participação em sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social.

O contrato deste projeto-piloto é assinado amanhã, dia 24 de janeiro, com o objetivo de adquirir e instalar equipamentos de recolha de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis.

“Com um financiamento a 100%, no montante de um milhão e 665 mil euros, atribuído pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, o projeto resulta da candidatura de um consórcio liderado pela Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM)”,explica um comunicado do Ministério do Ambiente.

Segundo esse comunicado, “com estes equipamentos pretende-se incentivar a devolução de embalagens de bebidas em plástico, garantindo o seu encaminhamento para reciclagem e a incorporação na produção de novas garrafas, promovendo a circularidade dos materiais”.

Para já, está prevista a instalação de 23 equipamentos, cada um numa grande superfície comercial na área de intervenção de cada um dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), no território de Portugal Continental.

“A realização deste projeto‐piloto constitui uma oportunidade para adquirir experiência e produzir ensinamentos para a definição e implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, instituído pelo PERSU 2020+”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.