Fundo Ambiental vai aplicar um milhão de euros na adaptação às alterações climáticas

Proteção ao litoral, na recuperação de solos e na reabilitação da rede hidrográfica são algumas das áreas em que o Fundo Ambiental poderá conceder apoio financeiro.

O Fundo Ambiental vai apoiar em um milhão de euros diversos projetos de adaptação às alterações climáticas.

Foi publicado hoje, sexta-feira, dia 1 de agosto, em Diário da República, o Plano Nacional de Ação para Adaptação às Alterações Climáticas (P-3AC).

Segundo um comunicado do Ministério do Ambiente e da Transição Energética (MATE), “o plano é focado na identificação de medidas concretas de adaptação às alterações climáticas em Portugal – por exemplo, na proteção ao litoral, na recuperação de solos e na reabilitação da rede hidrográfica”.

“Para impulsionar a concretização deste plano, o Fundo Ambiental lança hoje o aviso Adaptar o Território às Alterações Climáticas – concretizar o P-3AC, com uma dotação de um milhão de euros”, adianta o referido comunicado.

Segundo o MATE, “o aviso destina-se a apoiar medidas de adaptação, promovidas por municípios ou entidades públicas, que visem a redução ou minimização dos riscos associados a fenómenos de cheias e de inundações e o aumento da resiliência dos ecossistemas às alterações climáticas”.

Estes projetos serão comparticipados pelo Fundo ambiental em 85%, até um máximo de 200 mil euros por operação.

As candidaturas podem ser submetidas até 30 de setembro de 2019.

“O Fundo Ambiental apoia políticas ambientais para a prossecução de objetivos do desenvolvimento sustentável, designadamente projetos na área da adaptação às alterações climáticas”, conclui o comunicado do Ministério do Ambiente.

Ler mais
Recomendadas

Governo vai financiar até 40 milhões de euros projetos de hidrogénio verde

João Galamba representou Portugal na cerimónia do anúncio da nova Aliança Europeia de Hidrogénio Verde, na Comissão Europeia. O secretário de Estado considera que o país “será um elemento essencial para impulsionar o amplo uso de hidrogénio”

Hidrogénio vai acelerar transição energética na União Europeia. Estratégia de Portugal é “um bom exemplo”

As duas novas estratégias do Pacto Ecológico Europeu refletem-se num novo programa de investimento em hidrogénio e em infraestruturas mais ‘verdes’. O vice-presidente executivo da Comissão Europeia olha para a reconversão da central termoelétrica de Sines como um exemplo a seguir.

Temperaturas podem atingir os 40 graus esta semana

Os termómetros vão variar entre 30 e 35ºC na generalidade do território nacional. Algumas regiões do interior poderão atingir os 40ºC, segundo o IPMA.
Comentários