A Nordea Asset Management (NAM) anunciou que o Nordea 1 – European High Yield Sustainable Stars Bond Fund, lançado há seis anos, ultrapassou oficialmente os 1,5 mil milhões de euros em ativos sob gestão.
“O fundo é agora um dos maiores produtos europeus de alto rendimento atualmente no mercado. Este facto representa um marco significativo para o fundo e sublinha a força e a resiliência da sua estratégia no ambiente dinâmico do mercado atual”, refere a gestora de ativos.
O Nordea 1 – European High Yield Sustainable Stars Bond Fund é gerido pela equipa de crédito da Nordea AM, que gere mais de 20 mil milhões de euros em ativos, dos quais mais de 5 mil milhões têm como foco obrigações europeias de alto rendimento, “com o objetivo de gerar alpha em diferentes contextos de mercado, dando simultaneamente prioridade a retornos ajustados ao risco”, refere a empresa.
“O sucesso deste fundo tem sido impulsionado pela sua capacidade de identificar oportunidades em todas as condições de mercado, apoiado por uma seleção criteriosa de crédito e uma gestão ativa do risco”, diz a Nordea que realça que “mesmo durante períodos de elevada volatilidade, como o colapso do SVB ou a aquisição do Credit Suisse, o fundo manteve o foco e adaptou-se rapidamente às mudanças do mercado. Esta abordagem coerente continuou a proporcionar valor, gerindo simultaneamente o risco de queda no espaço europeu de alto rendimento”.
“Na sequência de um 2024 forte para o alto rendimento, o fundo continuou a oferecer oportunidades de rendimento atrativas, gerindo ativamente o aumento de riscos de incumprimento”, sublinha a sociedade gestora que diz ainda que à medida que 2025 avança, “espera-se que os atuais cortes nas taxas do Banco Central Europeu aliviem as pressões de refinanciamento para os emitentes de high yield. Com rendimentos ainda em torno de 6% e taxas de incumprimento controladas, a classe de ativos continua a oferecer um perfil de risco-retorno favorável. Os investidores que aguardam o “momento perfeito” podem correr o risco de perder o rendimento estável dos cupões”.
O fundo partilha a mesma estratégia principal do Nordea 1 – European High Yield Credit Fund, mas com a integração de critérios ESG, para investidores que procuram uma componente adicional de sustentabilidade. O Nordea 1, SICAV – European High Yield Sustainable Stars Bond Fund tem um compromisso mínimo de alocação de 50% em investimentos sustentáveis e cumpre os critérios de exclusão do Paris-Aligned Benchmark.
Fredrik Strand, Gestor de Carteira do Nordea 1 – European High Yield Sustainable Stars Bond Fund, refere, citado no comunicado, que “estamos extremamente orgulhosos do percurso do nosso fundo e continuamos empenhados em entregar valor aos investidores da NAM. A nossa abordagem disciplinada à gestão de risco, aliada à capacidade de adaptação às condições de mercado em constante evolução, posiciona-nos bem para continuar a servir os nossos clientes no futuro”.
Já Jan Sørensen, Diretor de Crédito de Rendimento Fixo e Ações na Nordea Asset Management, indica que “o nosso sucesso no segmento high yield assenta no cumprimento rigoroso dos fundamentos: investigação aprofundada de crédito bottom-up, gestão de risco disciplinada e uma equipa altamente colaborativa. É uma abordagem focada em gerar valor duradouro para os nossos clientes”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com