[weglot_switcher]

Fundo de Pensões do BCP reduz posição na Inapa

O Fundo de Pensões do banco tem agora uma posição inferir aos 10% do capital, o que confirma a intenção da venda em pequenas tranches, sem perturbação da cotação.
12 Dezembro 2019, 22h57

A Inapa Investimentos e Participações remeteu para a CMVM um comunicado em que informa que “A Ageas – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, sociedade gestora do Fundo de Pensões do Grupo Banco Comercial Português”, informou que, em 9 de dezembro de 2019, “o referido fundo reduziu a participação no capital social da sociedade Inapa – Investimentos, Participações e Gestão, (Inapa), de 52.622.551 ações ordinárias para 52.532.153 ações ordinárias”.

Assim sendo, esclarece a Inapa, “o total da participação do referido fundo no capital social da Inapa foi reduzido em 9 de dezembro de 2019, de cerca de 10% do capital social e dos direitos de voto respetivos, para cerca de 9,98% do capital social e dos direitos de voto respetivos.”

Recortde-se que a Inapa já só tem um único tipo de ações, as ordinárias. Deixou de ter ações preferenciais desde 21 de outubro, data em que se efetivou a conversão de ações preferenciais em ordinárias.

No âmbito dessa conversão o Grupo BCP que tinha 40,39% de ações preferenciais (com 29,77% dos votos) e 8,47% de ações ordinárias, passou a deter 28,88% de ações ordinárias com voto.

Mas o Fundo de Pensões do BCP tinha uma posição próxima dos 10% do capital. Segundo sabe o Jornal Económico, o objetivo do BCP é vender as ações no mercado, paulatinamente, para não perturbar as cotações da papeleira liderada por Diogo Rezende.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.