[weglot_switcher]

Nasce o Fundo Europeu de Inovação Social e Impacto após mobilizar 4,5 milhões de euros

O fundo de investimento alternativo visa beneficiar empreendedores sociais. Já estão a decorrer negociações com os primeiras empresas inovadores para potenciais investimentos, segundo a Comissão Europeia.
4 Novembro 2020, 07h30

Já foi lançado o Fundo Europeu para a Inovação Social e o Impacto Social (ESIIF), depois de terem sido angariados, na primeira ronda de financiamento, 4,5 milhões de euros através de investidores institucionais e privados. O fundo europeu de empreendedores sociais, gerido pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), destina-se a empresas early-stage que procuram resolver problemas na sociedade, mas enfrentam obstáculos no acesso ao capital.

O fundo, que beneficiará os empresários que trabalham em prol da educação, alimentação, saúde ou serviços sociais, tem uma garantia do Programa da União Europeia para o Emprego e a Inovação Social (EaSI). A garantia em causa cobre perdas de investimento de até 3,2 milhões de euros do volume alvo do fundo de 20 milhões de euros, segundo informou a Comissão Europeia, em comunicado.

O ESIIF irá emitir dívida subordinada (mezzanine capital) ainda antes do fim do ano para conceder os primeiros empréstimos às startups. Segundo a informação transmitida por Bruxelas, os investidores ainda podem aderir ao fundo nos próximos 12 meses, apesar de já estarem a decorrer as negociações com os primeiros inovadores sociais para potenciais investimentos.

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais considera que o valor acrescentado que têm as empresas sociais é evidente, “mas frequentemente o acesso ao financiamento é a junção que falta”. “Este fundo apoiado pela União Europeia e ligará empresas sociais em estágio inicial com investidores para que tornem os seus projetos realidade. Devemos continuar a investir na economia social, criar empregos, ajudar a melhorar a vida dos cidadãos e fortalecer a resiliência das nossas sociedades”, afirma Nicolas Schmit.

“Com o ecossistema de empresas sociais ainda embrionário, os programas da UE irão catalisar o apoio financeiro aos empreendedores sociais. O instrumento financiado pelo EaSI complementará o financiamento existente do FEI para este tipo de empresas”, referiu o diretor geral do FEI, Alain Godard.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.