[weglot_switcher]

Fundo soberano de Abu Dhabi entra no capital da Babel

Babel conta com a participação do fundo de investimento Mubadala Capital, que acompanhará a empresa no seu plano estratégico Hyperspace 2029.
3 Outubro 2024, 12h00

A Aurica Capital deixa a estrutura acionista da Babel após quatro anos, com a entrada no capital do fundo de investimento Mubadala Capital, pertencente ao fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala Investment Company.

Com esta transação, o fundo torna-se acionista maioritário da Babel. A atual equipa de gestão manterá uma participação minoritária, ainda que significativa.

Os termos do acordo não foram revelados. A transação está sujeita às habituais aprovações dos reguladores de mercado.

A entrada da Mubadala Capital permitirá à Babel consolidar-se entre as 10 principais empresas no sector de IT nos países onde tem presença, diz a multinacional de origem espanhola de serviços de transformação digital.

Tony Olivo, CEO da Babel, destacou que “a entrada da Mubadala Capital na nossa estrutura acionista impulsionará a nossa capacidade para realizar operações inorgânicas de maior dimensão, em comparação com as realizadas até ao momento, uma vez que dispõe da experiência e do músculo financeiro necessário para tal”.

O fundo de investimento Mubadala Capital tem presença em Abu Dhabi, Londres, Nova Iorque, São Francisco e Rio de Janeiro.

A Babel diz que impulsionará o seu investimento em tecnologias exponenciais e inovação, assegurando uma posição competitiva, assumindo projetos mais globais e transversais a vários países.

De acordo com a estratégia previamente planificada, a Babel contratou no final do ano passado a firma de banca de investimento Rothschild C Co como assessores no processo de coordenação da saída da Aurica Capital enquanto acionista minoritário do grupo, após quatro anos de acompanhamento na transformação da consultora. Nesses quatro anos o private equity impulsionou o plano de expansão internacional da multinacional, com um crescimento orgânico e inorgânico, que resultou na integração de cinco empresas na multinacional de origem espanhola de serviços de transformação digital.

Com esta operação, a Babel garantirá a capacidade financeira para concretizar os seus objetivos de crescimento e expansão internacional, em alinhamento com o Hyperspace 2029, nome do seu novo plano estratégico, com o qual projeta multiplicar por cinco os números atuais e atingir mil milhões de euros de faturação até ao final de 2029.

O investimento da Mubadala Capital na Babel “reforçará a sua crescente presença no sector de serviços corporativos”.

Com o apoio da Mubadala Capital, “a Babel planeia expandir a sua gama de serviços e posicionar-se como uma empresa capaz de se consolidar no fragmentado sector de serviços de IT, com a ambição de se tornar num líder global reconhecido no sector de serviços de transformação digital e IT”.

Num sector em consolidação, como é o da consultoria, “a Babel posiciona-se como um dos principais candidatos a converter-se na plataforma de build up sobre a qual se poderá construir uma macroconsultora capaz de competir com os grandes players multinacionais do setor”.

Fundada em 2003, a Babel, consultora especializada no desenvolvimento e implementação de soluções para aceleração digital, é reconhecida como uma das empresas de serviços de IT com maior crescimento na Europa. Atualmente, a Babel está presente em 10 países e emprega mais de 3.400 pessoas.

Entre os seus clientes encontram-se muitas das grandes corporações dos países nos quais opera, com especial representação das principais empresas do sector financeiro e de seguros, a quem providencia serviços assentes em tecnologias exponenciais, como Big Data C analytics, Inteligência Artificial, cibersegurança, hiperautomatização, low-code e migração para a cloud, entre outros.

Atualmente, a empresa a Babel tem clientes em Espanha, Portugal, Marrocos, México, Costa Rica, Chile, Colômbia, Panamá, República Dominicana e Guatemala.

Em 2020, adquiriu a divisão de serviços profissionais da empresa alemã Software AG em Espanha, seguido, em 2021, pela espanhola Ingenia, especializada em cibersegurança.

Posteriormente, em 2022, concluiu a operação do Grupo Babel na América Central, a empresa mexicana Ironbit em 2023 e, no início de 2024, adquiriu a portuguesa KinetIT. Todas estas aquisições foram totalmente integradas nos processos, cultura e identidade da Babel, operando como um único grupo e acrescentando um valor significativo à oferta da empresa, preparando-a para futuras aquisições de maior dimensão. A empresa espera anunciar novas aquisições nos próximos meses.

Antoun Ghanem, CEO e líder da equipa de private equity europeu da Mubadala Capital, refere na nota que “a empresa está bem posicionada para capitalizar a crescente procura por transformação digital, particularmente nas tecnologias emergentes, onde se espera um aumento do investimento”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.