O fundo sueco de capital de risco EQT, dono do Idealista, Feepik e Parques Reunidos, concordou assumir o controlo da Universidade Europeia, que pertence ao fundo Permira. Segundo o jornal “El Economista”, o valor da transação não é público, no entanto, fontes do mercado calculam que a avaliação da empresa esteja perto dos 2,2 mil milhões euros.
Esta revalorização da universidade responde ao bom momento que se vive no sector do ensino privado. A instituição de ensino está presente em Madrid, Valência, Ilhas Canárias e Portugal.
Desde que entrou no capital da universidade, em 2019, o fundo Permira assistiu a um crescimento da universidade, que multiplicou a sua receita e o lucro operacional. Este fundo vai continuar a ter uma participação na universidade, mas estima-se que seja minoritária.
O processo de aquisição da Universidade Europeia despertou o interesse de alguns grupos de investimento, como o KKR ou o Partners Group. Mas foi o fundo EQT, com uma dimensão superior a 20 mil milhões de euros, que conseguiu entrar no negócio.
Inicialmente o fundo só pretendia adquirir 30% do capital da instituição de ensino, mas, no final, adquiriu a maioria do capital, sendo que a percentagem exata ainda é desconhecida. A transação ainda está sujeita a aprovações por parte dos reguladores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com