[weglot_switcher]

Fundos KKR, Cinven e Providence lançam OPA à dona da Nowo e Oni por 2,96 mil milhões de euros

Proposta já foi comunicada ao mercado. A MásMóvil, que é a quarta maior operadora de telecomunicações espanhola, também está presente no mercado português, depois de em agosto de 2019 ter adquirido a Cabonitel, que controla as empresas de telecomunicações Nowo e Oni
  • Presidente do Conselho de Administração da Nowo, Miguel Venância, e o CEO do Grupo MásMóvil, Meinrad Spenger
1 Junho 2020, 13h16

Os fundos KKR, Providence (norte-americana) e Cinven (britânica) lançaram uma oferta pública de aquisição (OPA) ao grupo de telecomunicações espanhol MásMóvil, um negócio avaliado em 2,96 mil milhões de euros e ao qual se soma a dívida da empresa de 1.845 milhões de euros (valor referente ao primeiro trimestre). A MásMóvil é dona das operadoras portuguesas de telecomunicações Nowo e Oni, desde agosto de 2019.

A proposta já foi comunicada ao mercado e as três sociedades têm o objetivo de manter a estratégia do grupo de telecomunicações, fundado em 1997.

A OPA foi lançada a um preço de 22,50 euros por ação, o que representa um prémio de 20% sobre o preço (18,72 euros) do fecho da sessão da bolsa de Espanha na sexta-feira, de acordo com a agência Reuters. Só o atual presidente executivo da operadora, Meinrad Spenger, pode receber mais de 70 milhões de euros.

A oferta foi realizada através de uma sociedade constituída pelos três fundos de investimento e a sua concretização tem como condição a aquisição de pelo menos 50% das ações da telecom espanhola. O fundo Providence já é atualmente acionista da MásMóvil, controlando 9,2% do capital.O fundo Providence já é atualmente acionista da MásMóvil, controlando 9,2% do capital.

A Cinven controla a operadora de infraestruturas de fibra Ufinet, enquanto o fundo KKR detém 40% da Telxius, a operadora de torres de telecomunicações controlada pela  Telefónica, concorrente da MásMóvil.

A operadora de telecomunicações MásMóvil ganhou relevância nos últimos anos no mercado telco espanhol, depois de ter adquirido os ativos da Telia. Acabou por ganhar quota de mercado no negócio fixo e móvel, após uma estratégia intensa, e é hoje a quarta maior operadora espanhola.

A MásMóvil também está presente no mercado português, depois de em agosto de 2019 ter adquirido a Cabonitel, que controla as empresas de telecomunicações Nowo e Oni. À época, a antiga Cabovisão foi comprada, em parceria com o fundo GAEA Inversión, ao fundo KKR, que tinha adquirido a Nowo e a Oni Apax em outubro de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.