Nas próximas horas, o território norte-americano vai ser atacado pelo furacão Irma que vai “devastar os Estados Unidos”, disse Brock Long, diretor da agência federal de gestão de emergências (FEMA).
“Quando o Harvey chegou a terra no Texas progrediu pelo continente e enfraqueceu muito rapidamente. Contudo, o Irma pode reter muita da sua força,” explicou o meteorologista Jason Setree, do Commodity Weather Group, à Reuters.
Os avisos de emergência focam-se nos sistemas elétricos, com a possibilidade de grande parte do estado da Flórida ficar sem eletricidade durante vários dias, informa a Reuters.
Brock Long admitiu, durante uma conferência de imprensa de hoje, que se trata de uma “previsão complexa”, ainda assim, avisa que o furacão não terá consequências negativas apenas na Flórida. Estados do sudeste do país, desde o Alabama até à Carolina do Norte, devem também estar preocupados, disse .
“Não é uma questão se a Florida vai ser impactada, é como é que vai sê-lo,” acrescentou. O responsável pediu à população que abandonasse as zonas inundáveis e mais vulneráveis nos próximos quatro a cinco dias.
Estima-se que 100 mil pessoas possam precisar de procurar um abrigo alternativo durante a passagem da tempestade no território.
Depois do rasto de destruição nas ilhas de Saint Martin, São Bartolomeu e Porto Rico, o Irma passa as Bahamas e Cuba em direção à Flórida.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com