O mercado transacional português contabilizou, no primeiro bimestre de 2023, 72 transações e movimentou 1,3 mil milhões de euros, sendo que apenas um terço dos negócios (38%) teve os seus valores revelados ao mercado, de acordo com o relatório mais recente elaborado pela plataforma tecnológico-financeira Transactional Track Record (TTR Data), publicado esta sexta-feira.
O número de transações registou assim uma diminuição de 10%, em comparação com o mesmo período de 2022, embora tivesse havido um aumento de 8% na quantidade de capital mobilizado em operações de M&A (Mergers & Acquisitions) no país, em termos homólogos. Só em fevereiro, foram registadas 34 transações, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 982 milhões de euros.
O negócio destacado pela TTR no mês passado foi a conclusão da compra do grupo Mémora pela Catalana Occidente por 401,30 milhões de euros. A operação contou com a assessoria jurídica da sociedade de advogados Cuatrecasas e Garrigues e Linklaters em Espanha, bem como a assessoria financeira da Deloitte no país vizinho. No entanto, o ranking de escritórios em 2023 é liderado pela Morais Leitão (número) e PLMJ (valor), com três deals e 850 milhões de euros.
Em termos de geografias, Espanha e França foram os países que mais investiram em Portugal no início ano, contabilizando nove e seis operações, respetivamente. Já os portugueses escolheram o Brasil e França, com três e duas transações, pela mesma ordem. Por outro lado, as empresas norte-americanas contraíram em 66% as suas aquisições no mercado português.
Em relação às indústrias, o sector do imobiliário foi o mais ativo em janeiro e fevereiro, com 19 transações, tendo os serviços de suporte aos negócios ficado na segunda posição, com nove operações de M&A. Seguiu-se Internet, software e serviços de Tecnologias da Informação, com sete.
Nos dois primeiros meses deste ano, só se registou uma transação de private equity, representando uma diminuição de 83% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2022. “Em venture capital [capital de risco], foram realizadas 17 rondas de investimentos e um total de 31 milhões de euros, representando um crescimento de 41% no número de transações. No segmento de asset acquisitions [compras de ativos], foram registadas 26 transações com um valor de 252 milhões de euros, representando um crescimento de 4% no número de operações”, lê-se ainda no relatório.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com