[weglot_switcher]

Fusões e aquisições em Portugal movimentaram mais de 20,4 mil milhões até setembro

Estados Unidos reduziram as compras em Portugal em 62%. Fundos de capital de risco movimentaram 271 milhões de euros até setembro, aponta o mais recente relatório da TTR.
9 Outubro 2020, 09h15

O volume de fusões e aquisições de empresas em Portugal voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano, tendo sido anunciadas e/ou concluídas 82 operações de M&A (na sigla anglo-saxónica) por um valor total de 13,5 mil milhões de euros, de acordo com os dados do mais recente relatório do Transactional Track Record (TTR).

Entre julho e setembro assistiu-se, assim, a reversão na tendência de queda no volume de negócios a que se assistiu nos dois primeiros trimestres do ano, devido às restrições implementadas para conter a pandemia.

Em termos acumulados, o mercado transacional português contabilizou, até ao final de setembro deste ano, 248 deals, dos quais 113 tiveram valor divulgado que soma os 20,4 mil milhões de euros. Ou seja, houve um aumento homólogo de 89,80% no montante movimentando e uma diminuição de 26% no número de transações.

“Até o fim do terceiro trimestre, os Estados Unidos reduziram suas aquisições em Portugal em 62%. Da mesma forma, os fundos de private equity e venture capital estrangeiros também reduziram seus investimentos em 39%. Os empresas espanholas continuam sendo os principais investidores em Portugal, estiveram envolvidos em 27 operações até o fim de setembro. A França é o segundo país que mais investiu em Portugal ao longo do ano, seguido pelo Reino Unido, com 12 investimentos”, refere o relatório.

Para este diretório internacional, a transação do trimestre foi a aquisição do Lagoas Park, em Lisboa, por parte do fundo britânico de private equity Henderson Park por 421 milhões de euros. A operação de imobiliário – que, até agora, continua a ser o setor de atividade mais ativo do ano, com 64 transações – contou com a assessoria jurídica dos escritórios de advogados Garrigues Portugal e do Uría Menéndez – Proença de Carvalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.