[weglot_switcher]

Futebolistas agenciados por Jorge Mendes valem 1,55 mil milhões

Empresário português conta com um total de 142 jogadores e ocupa o terceiro lugar entre as dez agências de futebol mais valiosas do mundo. O jogador mais valioso é Ruben Dias: está avaliado em 80 milhões de euros.
10 Outubro 2024, 13h42

Os jogadores agenciados pelo empresário português Jorge Mendes, através da Gestifute têm um valor global de 1,55 mil milhões de euros, e colocam a empresa no terceiro lugar das 10 agências mais poderosas do futebol, segundo o ranking divulgado pela ‘Sportingpedia’ esta quinta-feira.

Fundada por Jorge Mendes em 1996, a Gestifute tem atualmente na sua carteira 142 jogadores, onde se destaca o defesa central português Ruben Dias, do Manchester City, como o mais valioso do mercado, com um valor de 80 milhões de euros.

As 10 agências analisadas contam com 4.016 jogadores, com um valor de mercado total de 11 mil milhões de euros, verba que seria suficiente para formar 160 equipas com plantéis de 25 jogadores.

Destas 10 agências de futebol, oito estão localizadas na Europa, enquanto os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos contam com outras duas, estando quatro sediadas no Reino Unido, sem que nenhum outro país esteja representado por mais do que uma empresa, destacando-se o domínio do Reino Unido na gestão de talentos futebolísticos.

A norte-americana Wasserman detém a maior lista de clientes, representando 1.043 jogadores no valor de 1,99 mil milhões de euros, seguida pela CAA Stellar, que gere 870 jogadores com um valor combinado de 2,08 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.