Portugal foi o país escolhido para acolher o centro de competências para o desenvolvimento e gestão da televisão de última geração da Vodafone. O TV Hub, localizado na sede da Vodafone Portugal, em Lisboa, foi inaugurado esta segunda-feira e vai operar como laboratório de inovação para os oito mercados em que a empresa oferece serviço de televisão: Portugal, Espanha, Roménia, Irlanda, Grécia, Alemanha, Holanda e Nova Zelândia.
“A Vodafone mudou o serviço de televisão em Portugal e é a partir de Portugal que vamos fazê-lo noutros países”, declarou Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, que descreveu o TV Hub como “um reforço do compromisso da Vodafone e dos seus acionistas com Portugal e com os portugueses”. Além dos oito mercados em que a televisão da Vodafone já está presente, “muitos outros se seguirão”, prometeu o CEO, referindo um universo de potenciais utilizadores na ordem dos 500 milhões.
Luís Lopes, Unified Communications Director do grupo Vodafone, justificou a opção do grupo pelo mercado português com o “reconhecido talento de engenharia” que permitiu superar países em que o custo da mão-de-obra é até mais reduzido e com o facto de a Vodafone ser considerada, no mercado português, “uma das melhores empresas para trabalhar”, reconhecimento que possibilita o recrutamento das “melhores pessoas”. Esteve também presente o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, que destacou o facto de a instalação do centro de competências em Portugal evidenciar a liderança tecnológica do país na área das telecomunicações, com provas dadas de “qualidade e dinamismo”.
O centro de competências TV Hub integra 80 engenheiros portugueses, muitos deles recrutados nas universidades portuguesas, e estrutura-se em quatro áreas vitais (produto, desenvolvimento, engenharia e operações). Vem juntar-se a outros dois centros sediados em Portugal, o ANOC (Atlantic Network Operations Center) e o Centro para o Desenvolvimento de Soluções IoT (Internet of Things). Os três centros representam, em conjunto, 450 quadros especializados.
O serviço de televisão é uma forte aposta da Vodafone Portugal, que nos últimos três anos colocou em curso um plano de investimento de mais de 500 milhões de euros, canalizado sobretudo para a expansão e modernização das redes. Este investimento resultou, entre outros números, na expansão do serviço fixo da operadora a 2,5 milhões de lares e empresas, na instalação de 33 mil km de fibra ótica e num crescimento que se estende há 11 trimestres consecutivos e que permitiu à Vodafone duplicar a quota de mercado, de 6% para 12%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com