[weglot_switcher]

Futuro do trabalho: Nada voltará a ser como antes

A pandemia acelerou o processo de digitalização, mudando para sempre a forma como trabalhamos e vivemos. O Jornal Económico ouviu vários especialistas para compreender os desafios que esta nova realidade coloca em áreas como o emprego, as desigualdades, o planeamento urbanístico, o mercado imobiliário e o ensino superior.
10 Abril 2021, 20h00

A chegada da pandemia obrigou a mudanças profundas na sociedade e no nosso modo de vida, com uma das mais óbvias e impactantes sob a forma do teletrabalho, que tem ramificações nas preferências por habitação, no modelo de ensino e nas desigualdades entre uma mesma população. Um ano volvido, como será o futuro da nossa vida coletiva?

Apesar de muitos postos de trabalho terem saído razoavelmente ilesos do primeiro impacto com o vírus, ao serem ‘transportados’ para a casa de cada trabalhador, esta realidade trouxe novos desafios, começando pela diferença entre estes cidadãos e aqueles nos sectores cuja área de atividade não permite o trabalho remoto. Adicionalmente, quem passou a trabalhar a partir de casa verificou que tal é possível fora dos centros urbanos, deslocando-se para zonas de menor pressão imobiliária e, sobretudo, onde o modo de vida permite maior distanciamento entre as pessoas. Assim, e ao fim de um ano neste paradigma, os efeitos dificilmente se extinguirão com o controlo da pandemia.

O próprio Governo deu o mote para a fixação do teletrabalho como o novo padrão, pelo menos até ao final do ano, nas atividades que assim o permitam. No entanto, o primeiro-ministro foi igualmente o primeiro a reconhecer, já em novembro, um “grande incumprimento” desta recomendação, espelhando as preocupações de alguns economistas sobre a cultura laboral em Portugal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.