[weglot_switcher]

Galamba acusa Passos Coelho de “discurso racista e xenófobo”

“Não só o PSD e Pedro Passos Coelho inventaram alterações legislativas que não existiram, como aproveitaram essa invenção para ensaiar um discurso que não tem lugar em Portugal e que deve ser severamente censurado”, afirmou Galamba.
14 Agosto 2017, 16h29

João Galamba, porta-voz do PS, acusou hoje o ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de ter ensaiado “um discurso racista e xenófobo” depois de uma “denúncia mentirosa” relativa a alterações à lei da imigração que transpõem uma diretiva comunitária, noticia a Lusa, divulgada pelos meios de comunicação.

“Pela primeira vez em muitos anos tivemos em Portugal um líder político e o líder político do maior partido da oposição, a ensaiar um discurso racista e xenófobo, à semelhança do que vemos noutros países, em França, nos Estados Unidos”, disse o socialista no parlamento. Galamba faz questão de realçar que as alterações à leu referida por Passos Coelho “não existiram”, esclarecendo que se tratava apenas de uma “transposição de uma diretiva europeia, totalmente em linha com o direito europeu”.

“Não só o PSD e Pedro Passos Coelho inventaram alterações legislativas que não existiram, como aproveitaram essa invenção para ensaiar um discurso que não tem lugar em Portugal e que deve ser severamente censurado”, afirmou Galamba.

Pedro Passos Coelho disse que a alteração à lei de estrangeiros foi uma cedência do Governo ao “radicalismo de esquerda” e que, com essas modificações, “o Estado deixará de ter condições para simplesmente expulsar alguém que possa, sendo imigrante, ter cometido crimes graves contra a própria sociedade portuguesa”. A alteração permite que qualquer pessoa possa ter autorização de residência em Portugal desde que arranje uma promessa” de contrato de trabalho.

“Este foi o Governo que aprovou estas alterações. Porque é que não discutem na sociedade portuguesa as implicações que para a segurança do país a médio e longo prazo isso pode trazer? Da mesma maneira pergunto: o que é que vai acontecer ao país seguro que temos sido se esta nova forma de ver, a possibilidade de qualquer um residir em Portugal, se mantiver?”, questionou Pedro Passos Coelho.

Galamba refere-se a este discurso como “puro desespero e desorientação”, acrescentando ainda que as declarações do candidato autárquico do PSD em Loures, André Ventura, foram “um balão de ensaio para um discurso nacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.