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Galp cresce 40% na mobilidade elétrica com 1,4 milhões de carregamentos em 2024

Este desempenho é sustentado por uma vasta rede de 6.328 carregadores, tanto públicos quanto privados, que disponibilizaram um total de 25,7 GWh de energia para os utilizadores de veículos elétricos. Em Portugal, 23% dos carregamentos na rede Mobi.E foram realizados em tomadas Galp.
30 Janeiro 2025, 16h02

A Galp encerrou o ano de 2024 com um marco significativo, alcançando 1,4 milhões de sessões de carregamento na sua rede de mobilidade elétrica na Ibéria, o que representa um crescimento de cerca de 40% em relação ao ano anterior.

Este desempenho é sustentado por uma vasta rede de 6.328 carregadores, tanto públicos quanto privados, que disponibilizaram um total de 25,7 GWh de energia para os utilizadores de veículos elétricos. Em Portugal, 23% dos carregamentos na rede Mobi.E foram realizados em tomadas Galp, sublinha a energética.

“A Galp teve o melhor ano de sempre nesta operação, consolidando uma posição de liderança na mobilidade elétrica”, destaca João Diogo Marques da Silva, co-CEO da Galp. “Fomos pioneiros neste segmento e continuaremos a investir para expandir a nossa rede, oferecendo tecnologia avançada e facilitando a transição dos clientes para uma mobilidade mais sustentável”, acrescenta o executivo.

Com 21% da rede composta por carregadores rápidos e ultrarrápidos, a estratégia da Galp foca na criação de uma experiência de carregamento elétrico que se aproxime da conveniência do abastecimento de combustível tradicional. Isso inclui mais carregadores e com tempos de carregamento mais rápidos, além de uma ampla oferta de serviços para os utilizadores, realça a empresa.

Como parte do seu plano de curto prazo, a Galp está a reforçar significativamente a infraestrutura de carregamento elétrico. O que inclui a instalação de hubs elétricos ao longo das autoestradas A1 e A2, com uma potência total de até 10 MW em cada eixo viário, e a criação de dez hubs elétricos urbanos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, conforme mencionado por João Diogo Marques da Silva.

A digitalização e a melhoria dos serviços para os clientes da mobilidade elétrica também estão em foco. A Galp garante que está a implementar soluções que permitem pagamentos através da aplicação Mundo Galp, além de fornecer mais informações sobre pontos de carregamento, custos, faturação simplificada e serviço de roaming ibérico.

 

Aceleração no segmento B2B

O segmento B2B tem sido um dos principais motores do crescimento da Galp. A energética realça que apoia as empresas na eletrificação e descarbonização das suas frotas, contando com um portfólio robusto de grandes clientes em Portugal e Espanha.

Ao contar com uma forte presença nos combustíveis líquidos, com mais de 1.200 postos na Ibéria, a Galp diz estar a construir as bases de um ecossistema de mobilidade que antecipa as tendências e necessidades do negócio B2B.

Entre as iniciativas destacadas estão o Galp Frota Corporate, um cartão único para abastecimentos de combustível e carregamentos elétricos, e as plataformas digitais da Galp, como o portal Frotas Galp, que permite o controle em tempo real dos consumos elétricos e de combustíveis, e o portal Galp Electric, que facilita a monitorização e gestão de carregamentos nas infraestruturas privadas.

Além disso, as soluções DPC (detentor de ponto de carregamento) promovem a instalação de infraestrutura nas residências dos colaboradores das empresas, garantindo maior comodidade na transição de combustíveis para a mobilidade elétrica, refere a energética.

 

 

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