O mercado energético em Portugal continua a viver sob um registo altamente dinâmica e volátil. Por sua vez, o início deste ano veio acentuar a oscilação que, por norma, já faz parte do ADN deste mercado – o impacto correspondente aos valores associados aos impostos é digno de registo e obrigou a algumas mudanças no mercado.
No que diz respeito às comercializadoras de energia, a Galp Energia é o principal destaque para o mês de janeiro visto que apresenta as tarifas mais baixas do mercado tanto para famílias típicas de dois filhos em que o consumo ronda os 400 kWh e a potência contratada é de 6.9 kVA como para as famílias numerosas em que o consumo mensal costuma ser de 908 kWh e a potência contratada é de 13.8 kVA. Com isso, os valores da Galp permitem poupanças superiores a 10€ numa família para dois filhos e superiores a 20€ caso o agregado familiar seja maior.
Sabendo que existe um total de três tipos de contrato no que diz respeito ao tipo de energia, é importante destacar que a maior parte dos portugueses contrata e compara faturas apenas de eletricidade e os números são esclarecedores – 76,53% dos consumidores optaram por contratos mono-elétricos (eletricidade), enquanto 21,35% preferiram contratos duais (gás e eletricidade) e apenas 2,15% subscreveram contratos exclusivos de gás.
Atualmente, 95% dos portugueses opta por uma tarifa simples nas respetivas habitações e, por isso, Esta é uma das características que mais merece ser destacada quando se analisa o mercado de energia em Portugal – de acordo com José Trovão, estes números justificam-se pela “simplicidade ao analisar a fatura” e pela “aposta dos comercializadores em destacar este tipo de oferta”.
Não obstante, e de acordo com José Trovão, diretor de energia do ComparaJá. “dado o dinamismo do mercado, as ofertas das comercializadoras mudam semanalmente, pelo que em 2025 os resultados poderão ser bastante diferentes de 202 e é daí que existe a importância de recorrer a serviços como o ComparaJá.”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com