Galp Energia e BCP puxam pela bolsa de Lisboa

O PSI-20 abriu as negociações desta terça-feira em terreno positivo, com uma subida de 0,14% para os 4.402,81 pontos. “O dólar australiano e o dólar neozelandês são as principais moedas em movimento, enquanto o iene japonês e dólar norte-americano estão mais lentos”, refere Miguel Ciobanu, analista da XTB.

A bolsa de Lisboa abriu a sessão desta terça-feira em terreno positivo, com o principal índice nacional a subir 0,14% para os 4.402,81 pontos. O PSI-20 manteve-se, assim, no ‘verde’, depois de um arranque da semana marcado igualmente pelo otimismo.

Entre as cotadas que mais impulsionam o índice está o BCP, que cerca de 20 minutos depois da abertura do mercado subia 1,64%, para 0,11 euros, e a Galp Energia, que avançava 1,33%, para 9,46 euros. Ainda assim, a liderar os ganhos estão os CTT – Correios de Portugal (+3,35%, para 2,77 euros) e a Mota-Engil (+2,81%, para 1,31 euros).

Segundo um diploma publicado ontem em Diário da República, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social foi autorizado a comprar serviços de emissão de vale postal junto dos CTT, podendo pagar 10.424.026 de euros por serviços postais para pagamento de prestações familiares, diferidas e sociais até 2023.

A REN – Redes Energéticas Nacionais sobe depois de ter informado que o Norges Bank passou a deter, direta e indiretamente, uma posição qualificada de 2,04% na empresa, correspondente a 13.607.355 ações. Ainda neste setor, destaque para a o negócio de 426 milhões de euros no qual a EDP Renováveis (+0,14%, para 14,02 euros) está envolvida: a venda da sua participação num portefólio eólico onshore à Finerge.

No retalho, sobressai a Sonae, com uma subida de 1,17%, para 0,61 euros. Já os títulos da Jerónimo Martins somam 0,89%, para 14,21 euros, na sequência de a dona do Pingo Doce ter informado a Lusa de que iria “impugnar judicialmente” a multa, de 26 milhões de euros, que foi aplicada à sua cadeia de supermercados polaca, Biedronka.

Em relação ao mercado petrolífero, o preço do ‘ouro negro’ está a subir ligeiramente. O valor do WTI, produzido no Texas, ganha 1,12% para 45,38 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 0,87% para 45,38 dólares.

Quanto ao mercado cambial, o euro valoriza 0,04% face ao dólar, para 1,1740 dólares, e a libra avança 0,06% face à moeda dos Estados Unidos, para 1,3077 dólares. “O dólar australiano e o dólar neozelandês são as principais moedas em movimento, enquanto o iene japonês e dólar norte-americano estão mais lentos. Os metais preciosos recuam com a prata a conduzir para baixo”, refere Miguel Ciobanu, analista da XTB, em research.

Ler mais

Recomendadas

Wall Street fecha semana no verde com perspetiva de estímulo à economia a sobrepor-se à fraca criação de emprego

Apesar dos fracos números da criação de emprego em novembro, os mercados animaram-se com as declarações de Nancy Pelosi sobre um possível acordo bipartidário para um pacote de estímulos à economia americana, isto depois do líder do Senado ter admitido o mesmo na quinta-feira.

Bolsa de Lisboa fecha em alta numa sessão animada em toda a Europa

Galp dispara mais de 5% com subida do preço do petróleo, após o anúncio de um acordo da OPEP+ em suavizar os aumentos previstos de produção de crude. O BCP fechou em alta de mais de 2% e já está acima dos 12 cêntimos.

Vencedor de concurso da Católica Porto Investment Club alerta que CBDC são “questão de segurança nacional”

Nuno Loureiro, vencedor do concurso Champion Chip 2020, organizado pela Católica Porto Investment Club, alerta que a infraestrutura tecnológica que suporta moedas digitais emitidas por um banco central (CBDC) poderão ser alvo de ataques cibernéticos de outros Estados.
Comentários