[weglot_switcher]

Galp recebe primeiro eletrolisador para projeto de Hidrogénio Verde de 100 MW em Sines

Este módulo é o primeiro de 10 conjuntos semelhantes, equipados com unidades de processamento de hidrogénio, que serão recebidos em Sines até ao início de 2026.
1 Outubro 2025, 17h46

A Plug Power entregou o primeiro eletrolisador para projeto de hidrogénio verde da Galp. A líder global em soluções para a economia do hidrogénio, e a Galp, principal empresa integrada de energia em Portugal, anunciaram a entrega do primeiro módulo de eletrólise GenEco™ de 10 MW para a Refinaria de Sines, onde está em curso o maior projeto europeu de eletrólise de hidrogénio com membrana de troca protónica.

Este módulo é o primeiro de 10 conjuntos semelhantes, equipados com unidades de processamento de hidrogénio, que serão recebidos em Sines até ao início de 2026.

Quando estiverem instalados, na primeira metade do próximo ano, irão assegurar uma capacidade total de eletrólise de 100 MW (megawatts).

O projeto de Sines representa um passo importante na descarbonização da Refinaria de Sines, mas também de várias indústrias difíceis de eletrificar.

Este projeto, o maior da Plug a nível mundial, produzirá até 15 mil toneladas de hidrogénio renovável por ano, que irão substituir 20% do hidrogénio cinzento atualmente utilizado na Refinaria de Sines. Esta troca permitirá reduzir as emissões de gases com efeito estufa em cerca de 110 mil toneladas por ano (Scope 1 e 2, CO2e).

“Metade da procura mundial de hidrogénio cinzento situa-se atualmente em refinarias e indústrias químicas”, afirmou Ronald Doesburg, Vice-Presidente Executivo da Galp responsável pela unidade de negócio Industrial. “Com os nossos primeiros 100MW, teremos iniciado a descarbonização da refinaria de Sines. É um primeiro passo decisivo, não só para a Galp, mas também para a indústria”, acrescentou.

“A Plug está a construir a próxima geração de soluções energéticas industriais, e a nossa colaboração com a Galp demonstra que o hidrogénio em larga escala já é uma realidade”, afirmou Andy Marsh, CEO da Plug. “Este sistema será um modelo do que é possível em todo o setor europeu de refinação e na indústria energética em geral.”

Em setembro de 2023, a Galp decidiu avançar com a construção de uma unidade de eletrólise de hidrogénio verde de 100MW e de uma unidade de produção de HVO/SAF na sua refinaria, num investimento conjunto de 650 milhões de euros.

Este investimento permitirá à Galp produzir combustíveis de baixo carbono para a aviação, transporte marítimo e transporte rodoviário de longo curso. As obras decorrem a bom ritmo, sendo um dos poucos projetos desta natureza efetivamente em execução.

A Plug Power, pioneira na indústria do hidrogénio, já implementou mais de 72.000 sistemas de fuel cell e 275 estações de abastecimento em cinco continentes, contribuindo para o desenvolvimento de uma economia global do hidrogénio através de um ecossistema totalmente integrado que abrange produção, armazenamento, distribuição e geração de energia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.