[weglot_switcher]

Galpgate: Arguidos podem pagar multas num total de 125 mil euros para não irem a julgamento

O processo que consistiu no pagamento de viagens pela Galp a vários governantes para assistirem a jogos do Campeonato da Europa de 2016 poderá ser arquivado. Os ex-secretários de Estado Fernando Rocha Andrade e Jorge Oliveira são dois dos arguidos.
9 Janeiro 2020, 10h01

Os arguidos envolvidos no processo Galpgate poderão evitar o julgamento se concordarem em pagar multas num total de 125 mil euros determinada pelo juiz de instrução, conta a edição desta quinta-feira, 9 de janeiro do Correio da Manhã. O processo que consistiu no pagamento de viagens a vários governantes para assistirem a jogos do Campeonato da Europa de 2016 poderá deste modo ser arquivado.

As empresas mais penalizadas serão a Galp Energia SGPS e Galp Energia SA, com 50 mil euros de multa, sendo que para os restantes arguidos, num total de 15, as sanções variam entre os 600 euros e os 10 mil euros, num valor total que ultrapassa os 125 mil euros. Os pagamentos ao Estado terão de ser feitos nos próximos seis meses, para que os processos, que se encontram em fase de instrução há vários meses, sejam arquivados.

Entre os arguidos estão s ex-secretários de Estado Fernando Rocha Andrade e Jorge Oliveira, o administrador da Galp e ex-secretário de Estado do Tesouro de José Sócrates, Carlos Costa Pina e também um ex-assessor de António Costa. O ex-secretário de Estado, João Vasconcelos também estava no lote dos acusados, mas o processo acabou por ser arquivado após a sua morte.

De acordo com o “CM”, o juiz encarregue do processo garante que é expectável que estes arguidos cumpram as sanções acessórias, o que faz com que seja possível determinar um prazo para que os pagamentos ao Estado aconteçam. O “CM” adianta também que todos os arguidos já terão aceitado a suspensão do processo, aguardando-se agora pelo encerramento do mesmo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.