[weglot_switcher]

Garland cria Garland Transit para reforçar operações de desalfandegamento em Marrocos

O Grupo Garland acaba de lançar a Garland Transit (GT), uma empresa despachante dedicada exclusivamente ao desalfandegamento de mercadorias em Marrocos.
15 Setembro 2025, 20h44

O Grupo Garland acaba de lançar a Garland Transit (GT), uma empresa despachante dedicada exclusivamente ao desalfandegamento de mercadorias em Marrocos.

“A criação desta unidade surge integrada na estratégia do grupo em oferecer soluções one stop shop, o que permite o cliente concentrar no mesmo operador os serviços de transporte e de trâmites alfandegários”, refere a Garland.

“A Garland Transit está habilitada a realizar desalfandegamentos à entrada e saída de mercadorias de Marrocos, respondendo a todas as exigências regulamentares impostas pelo país”, acrescenta.

Até aqui, muitos clientes já recorriam à Garland para o transporte, mas os despachos tinham de ser coordenados com uma Third Party ligada diretamente ao cliente, o que tornava o processo mais moroso e burocrático.

“Agora, ao centralizarmos todo o processo numa só entidade, conseguimos aumentar a eficiência operacional, num mercado onde o desalfandegamento é obrigatório em todas as operações internacionais. Este é um passo que nos distingue claramente da concorrência local”, afirma Mark Dawson, CEO do Grupo Garland.

Assim, o novo serviço visa reduzir tempos de trânsito, simplificar processos, eliminar dependências de terceiros e assegura que o cliente trata de todo o processo logístico com um único interlocutor, explica o grupo que acrescenta que esta integração pode representar uma poupança média até 48 horas no ciclo de transporte.

A GT inicia atividade com uma equipa de seis colaboradores e um escritório próprio, integrado nas instalações da Garland Maroc. Esta proximidade operacional garante coordenação direta com os serviços de transporte do Grupo, permitindo maior eficiência e controlo sobre a carga.

“A aposta em Marrocos assume particular relevância, já que o país não integra nenhuma união aduaneira que elimine fronteiras comerciais, tornando o desalfandegamento obrigatório para todas as mercadorias que entram ou saem. Para a Garland, este é um ponto estratégico para fidelizar clientes que procuram menor burocracia”, diz a empresa.

A Garland Transit prevê um “crescimento sustentável a médio prazo, apoiando-se na experiência acumulada da Garland Maroc, que celebra 11 anos de atividade com um balanço considerado extremamente positivo”.

O lançamento desta nova empresa soma-se à estratégia de expansão internacional do Grupo, já presente em Espanha (desde 2022) e França (desde 2025), mantendo em estudo futuras aberturas noutros mercados africanos, mas para já “a aposta é na consolidação dos serviços”, afirma o CEO do grupo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.