[weglot_switcher]

Gás de garrafa com preço máximo de 22 euros a partir de hoje

Os preços regulados são válidos para o mês de abril enquanto vigorar o Estado de Emergência. As garrafas de gás butano e propano entre 9 e 13 quilos passam a ter um teto máximo de 22,24 euros. 2,6 milhões de famílias consomem gás de garrafa em Portugal.
20 Abril 2020, 10h35

O preço do gás de garrafa para as famílias portuguesas vai ter um valor máximo de 22,24 euros a partir de hoje.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou hoje que “passa a calcular e a publicar no seu sítio da internet os preços máximos para o gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, durante o período em que vigorar o estado de emergência decorrente da pandemia”.

“Caberá à entidade nacional dos serviços energéticos, ENSE EPE, a fiscalização no terreno”, de acordo com o regulador.

Este gás é consumido por 2,6 milhões de famílias em Portugal e a medida foi aprovada pelo Governo a 16 de abril devido ao “aumento da margem de comercialização praticada pelos operadores retalhistas, em contraciclo com a evolução dos preços dos derivados nos mercados internacionais”, segundo comunicado do ministério da Economia e do Ambiente na semana passada.

  • O valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5 kg e 13 kg, é de 21,15 euros e 22 euros, respetivamente.
  • Já o GPL propano, também na tipologia T3, terá um preço máximo de 18,20 euros, na garrafa de 9 kg, e de 22,24 euros, na garrafa de 11 kg.
  • No que toca à tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35 kg, os 63,04 euros e, na garrafa de 45 kg, 81,05 euros.

O Governo determinou também “que, no caso de alterações relevantes das cotações internacionais, identificadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), poderão ser estabelecidos novos preços regulados a aplicar aos dias remanescentes do mês em curso, através de novo despacho”.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-estabelece-precos-maximos-para-o-gas-de-garrafa-em-abril-576873

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.