[weglot_switcher]

Gás natural: indústria nos EUA pode entrar em colapso

Pela primeira vez desde 2016, o preço do gás natural cai abaixo do nível de dois dólares por um milhão de unidades térmicas britânicas (BTU). O excesso de matéria prima está a causar uma diminuição dos preços de tal modo, que as empresas estão a ter prejuízos de cada vez que abrem um novo poço.
20 Janeiro 2020, 16h59

O sucesso do gás natural nos Estados Unidos poderá levar ao colapso da indústria já que o excesso de matéria prima está a levar a uma queda nos preços, de tal modo que as empresas já estão a ter prejuízos, por cada vez que decidem abrir um novo poço, conta o jornal espanhol “El Economista” esta segunda-feira, 20 de janeiro.

A região dos Apalaches nos EUA tornou-se o El Dorado do gás natural extraído através de técnicas de fraturação, colocando o país como o principal produtor mundial desta matéria. As empresas de extração colocaram tanto gás natural no mercado que os preços entraram em colapso a tal ponto que a continuação das suas atividades os está a levar a perdas.

Pela primeira vez desde 2016, o preço do gás natural caiu abaixo do nível de dois dólares por um milhão de unidades térmicas britânicas (BTU), valores pelos quais não é lucrativo para as empresas abrirem novos poços. Esta situação já está a causar demissões e cortes nas despesas milionárias, mas os esforços estão a ser insuficientes para conter o aumento da oferta.

“O setor está a ser vítima do seu próprio sucesso”, explica Devin McDermott, analista do Morgan Stanley da Bloomberg. “Não existe apenas excesso de oferta nos EUA, mas também na Europa, na Ásia e no mundo”, refere.

Apesar de ser promovido como um combustível ‘mais verde’ e que permite às empresas de serviços públicos reduzirem as suas emissões no caminho para um futuro sem carbono, o gás natural está a ser atacado em algumas regiões dos Estados Unidos por legisladores que desejam proibir todos os combustíveis fósseis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.