[weglot_switcher]

Combustíveis mais baratos a partir desta segunda-feira. Gasóleo desce mais

A partir de segunda-feira, o preço do gasóleo registará uma descida generalizada de um cêntimo. A gasolina também desce, mas menos.
8 Outubro 2017, 09h50

Os portugueses que utilizam carros a diesel vão ter boas notícias. Depois de cinco aumentos semanais consecutivos, esta segunda-feira promete trazer um destino diferente ao  produto petrolífero mais utilizado no mercado nacional, apurou o Económico.

“Esta semana, o valor médio das cotações dos combustíveis nos mercados internacionais diminuiu ligeiramente face à média da semana anterior. Tendo em consideração estes movimentos é de esperar uma descida – mais acentuada no gasóleo do que na gasolina – de até um cêntimo por litro em ambos os produtos”, explicou ao Económico fonte do sector.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será de descida no gasóleo, em um cêntimo, e na gasolina em pouco mais de meio cêntimo”.

Esta descida anunciada vem colocar travão a uma série de cinco semanas consecutivas de subidas no preço do gasóleo em Portugal, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Desde que iniciou este ciclo de subidas, e até hoje, o preço do litro do gasóleo já subiu 5 cêntimos.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,493 euros enquanto o do gasóleo vale 1,294 euros, segundo dados da DGEG. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 8ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. O relatório da Comissão Europeia também deixa claro que a grande fatia do preço cobrado por cada litro de combustível vai para os cofres do Estado.

Os mais Económicos:

Gasóleo(s):

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.