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GM lança elétrico de 4.500 euros. Mas só na China

A GM lançou um modelo elétrico na China, através da Baojun (detida pela joint-venture GM/SAIC). Com um preço de pouco mais de 4500 euros, o E100 está a fazer furor naquele mercado, com a procura a suplantar largamente a oferta.
9 Agosto 2017, 11h57

A GM está a expandir os seus horizontes elétricos. O construtor norte-americano lançou, através da marca Baojun (detida pela joint-venture GM/SAIC), o seu primeiro veículo elétrico “para as massas”. O E100 está a ser comercializado por cerca de 4500 euros, levando em linha de conta os incentivos estatais e locais.
A GM justifica o aspeto extremamente inspirado pelo smart fortwo (que também tem uma variante elétrica) com o facto de este ser o que melhor serve o seu público-alvo: compacto, elétrico e com pouca manutenção.

Mas também pouca autonomia. As baterias de iões de lítio do E100 oferecem uma autonomia de apenas 154 quilómetros e demoram sete horas e meia a recarregar totalmente, parecendo ajustar-se perfeitamente ao carregamento noturno, entre viagens. Com uma velocidade máxima de 100 km/h, o E100 será oferecido com um ecrã de sete polegadas e ligação wi-fi. Em opção, pode montar um ecrá tátil, filtro de ar e acesso sem chave.

Segundo o construtor norte-americano, o E100 está a ser um sucesso na China, o único mercado em que será comercializado. A GM afirma ter recebido 5000 registos para compra de uma das 200 unidades disponíveis na primeira série de produção e que, em breve, terá mais unidades disponíveis.
No maior mercado de veículos elétricos do planeta, o E100 será um verdadeiro concorrente do novo Tesla Model 3, que custa sete vezes mais que o modelo da subsidiária da GM.

Nos EUA, a GM concorrerá com o Tesla Model 3 utilizando o Chevy Bolt, muito maior que o E100, e que, com os incentivos federais, consegue ter um preço de 30 mil dólares, menos cinco mil dólares que o Model 3 da marca de Elon Musk.

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