‘Golden Visa’ ajudaria a Madeira a atrair quadros médios altamente qualificados, diz sócio da Abreu

O sócio da Abreu Advogados falou sobre os principais desafios que a Região Autónoma da Madeira vai enfrentar em 2020, na conferência ‘Do CINM à Autonomia Fiscal – Madeira, Uma Região Regulada de Fiscalidade Atrativa’, organizada em Lisboa esta segunda-feira pelo Económico Madeira e o Jornal Económico.

Cristina Bernardo

Na intervenção “Investir na Madeira”: Desafios e Oportunidades”, o advogado Ricardo Vieira discursou sobre o código fiscal de investimento, que propicia alguns tipos de meios, como os contratuais e enquadrados nos regulamentos comunitários, apoios ao investimento ou deduções por lucros reinvestidos.

“É um diploma bastante interessante. Pode incidir sobre o turismo, investigação, educação, saúde, entre outras atividades, que podem beneficiar do contrato de incentivo fiscal de 10 anos. Há segurança para as empresas sobre a tributação fiscal que podem vir a ter”, disse o sócio da Abreu Advogados na Conferência “Do CINM à Autonomia Fiscal – Madeira, Uma Região Regulada de Fiscalidade Atrativa”, que decorreu esta segunda-feira no auditório da Sociedade, organizada em Lisboa esta segunda-feira, pelo Económico Madeira e o Jornal Económico, com o apoio da Abreu Advogados e com o alto patrocínio do Governo Regional.

Em relação ao futuro, o advogado destacou alguns dos temas que é preciso pensar o que se vai fazer até 2020: o que acontecerá ao Centro Internacional de Negócios da Madeira, a aposta em atividades económicas que não envolvam grandes investimentos em infraestruturas ou se será possível cumular um sistema fiscal próprio com o centro internacional de negócios foram temas levantados.

Ricardo Vieira defende ainda um sistema fiscal “mais transparente, menos instável e uma administração mais eficiente” para concorrer com outras praças financeiras.

A economia azul, o lazer, o desporto, a aquacultura ou as novas tecnologias são também setores em crescimento. “Era bom a Madeira poder atrair quadros médios altamente qualificados com um sistema fiscal atrativo. Um Golden Visa mais adaptado a essa circunstância”, defendeu.

Relacionadas

“Centro Internacional de Negócios da Madeira tem crescido apesar do clima de desconfiança”, diz Ricardo Vieira

O sócio da Abreu Advogados destacou o “esforço notável” do Governo Regional para o reequilíbrio financeiro e teceu críticas à acessibilidade da zona.
Recomendadas

Marsh Portugal entra no negócio de Private Equity e Fusões e Aqusições

Com a presença do Pedro Pereira, a Marsh Portugal reforça o seu posicionamento enquanto consultor de riscos, com uma equipa dedicada à prática de Private Equity e Mergers & Acquisitions.

Vítor Santos: “Rotatividade faz-se quase sempre entre as Big Four”

A rotavidade do auditor imposta pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários “é positiva”, mas na maioria das vezes não abrange as auditoras de pequena dimensão, diz o sócio de Auditoria da DFK & Associados.

PremiumO advogado que ensinou gerações de estudantes de Direito

Com a fundação da Cuatrecasas/Gonçalves Pereira, o advogado protagonizou uma das mais importantes fusões da advocacia ibérica. Ao longo da carreira representou o país em organismos internacionais. Faleceu no passado dia 9 de setembro, aos 83 anos.
Comentários