[weglot_switcher]

‘Golden Visa’ ajudaria a Madeira a atrair quadros médios altamente qualificados, diz sócio da Abreu

O sócio da Abreu Advogados falou sobre os principais desafios que a Região Autónoma da Madeira vai enfrentar em 2020, na conferência ‘Do CINM à Autonomia Fiscal – Madeira, Uma Região Regulada de Fiscalidade Atrativa’, organizada em Lisboa esta segunda-feira pelo Económico Madeira e o Jornal Económico.
  • Cristina Bernardo
9 Setembro 2019, 12h07

Na intervenção “Investir na Madeira”: Desafios e Oportunidades”, o advogado Ricardo Vieira discursou sobre o código fiscal de investimento, que propicia alguns tipos de meios, como os contratuais e enquadrados nos regulamentos comunitários, apoios ao investimento ou deduções por lucros reinvestidos.

“É um diploma bastante interessante. Pode incidir sobre o turismo, investigação, educação, saúde, entre outras atividades, que podem beneficiar do contrato de incentivo fiscal de 10 anos. Há segurança para as empresas sobre a tributação fiscal que podem vir a ter”, disse o sócio da Abreu Advogados na Conferência “Do CINM à Autonomia Fiscal – Madeira, Uma Região Regulada de Fiscalidade Atrativa”, que decorreu esta segunda-feira no auditório da Sociedade, organizada em Lisboa esta segunda-feira, pelo Económico Madeira e o Jornal Económico, com o apoio da Abreu Advogados e com o alto patrocínio do Governo Regional.

Em relação ao futuro, o advogado destacou alguns dos temas que é preciso pensar o que se vai fazer até 2020: o que acontecerá ao Centro Internacional de Negócios da Madeira, a aposta em atividades económicas que não envolvam grandes investimentos em infraestruturas ou se será possível cumular um sistema fiscal próprio com o centro internacional de negócios foram temas levantados.

Ricardo Vieira defende ainda um sistema fiscal “mais transparente, menos instável e uma administração mais eficiente” para concorrer com outras praças financeiras.

A economia azul, o lazer, o desporto, a aquacultura ou as novas tecnologias são também setores em crescimento. “Era bom a Madeira poder atrair quadros médios altamente qualificados com um sistema fiscal atrativo. Um Golden Visa mais adaptado a essa circunstância”, defendeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.