[weglot_switcher]

Goldman Sachs e Rothschild lideram assessoria financeira na Europa no primeiro semestre

O Goldman Sachs e o Rothschild & Co são os principais assessores financeiros de fusões e aquisições na Europa durante o primeiro semestre de 2024, em termos de valor e volume, segundo o ranking da empresa de dados. A White & Case e a CMS foram os principais assessores jurídicos em termos de valor e volume, respetivamente.
18 Julho 2024, 11h48

A GlobalData, empresa britânica de dados, anunciou as últimas atualizações nas suas tabelas de classificação de assessores financeiros e jurídicos, que classificam pelo valor total e volume de negócios de fusões e aquisições (M&A) que assessoraram na região da Europa durante o primeiro semestre de 2024.

O Goldman Sachs e o Rothschild & Co são os principais assessores financeiros de fusões e aquisições na Europa durante o primeiro semestre de 2024, em termos de valor e volume, segundo o ranking da empresa de dados.

Uma análise da base de dados de negócios da GlobalData revela que o Goldman Sachs alcançou a posição de liderança em termos de valor ao prestar aconselhamento sobre negócios no valor de 44,1 mil milhões de dólares (40,3 mil milhões de euros). Entretanto, o Rothschild & Co liderou em termos de volume, assessorando um total de 88 negócios.

“O Goldman Sachs registou um salto notável no valor total dos negócios que assessorou durante o primeiro semestre de 2024 em comparação com o primeiro semestre de 2023 e, como resultado, houve também uma melhoria na sua classificação por valor. O envolvimento em negócios de 13 mil milhões de dólares durante o primeiro semestre de 2024 ajudou a Goldman Sachs a registar uma melhoria no valor e a ocupar o primeiro lugar”, refere na nota Aurojyoti Bose, analista líder da GlobalData,

Já o Rothschild & Co tinha sido o principal assessor em volume no primeiro semestre de 2023 e conseguiu manter a sua posição de liderança também no primeiro semestre de 2024, apesar de ter registado um declínio ano após ano (ano a ano) no número de negócios por si assessorados.

Para além de liderar em volume, a Rothschild & Co ocupou também a quinta posição em termos de valor durante o primeiro semestre de 2024.

O Morgan Stanley ocupou a segunda posição do ranking de assessoria a operações de M&A na Europa, em termos de valor, assessorando negócios no valor de 31,7 mil milhões de dólares (29 mil milhões de euros), seguido pelo francês Lazard com 30 mil milhões de dólares (27,5 mil milhões de euros), o UBS com 27,1 mil milhões de dólares (24,8 mil milhões de euros) e o Rothschild & Co com 24,7 mil milhões de dólares (22,6 mil milhões de euros).

A Evercore surge em sexto com um montante de 22,4 mil milhões de dólares (20,5 mil milhões de euros). Depois temos o Deutsche Bank em sétimo lugar com negócios assessorados no valor de 16,3 mil milhões de dólares; o JP Morgan em oitavo com 14,6 mil milhões de dólares; o Barclays em nono com 12,5 mil milhões de dólares; e o Jefferies em 10º lugar com 12,4 mil milhões de dólares.

Em termos de números de operações assessoradas, depois do Rotschild, surge a PwC que ocupou a segunda posição em termos de volume com 57 negócios, seguida pelo Lazard com 47 negócios, pela Ernst & Young com 46 negócios e pela KPMG com 46 negócios.

No sexto lugar temos a Clearwater International com 45 negócios; a Deloitte com 39; a Houlihan Lokey com 34; o UBS com 28 e por fim o Goldman Sachs com 27.

Assessores jurídicos

A empresa britânica fez ainda o ranking dos escritórios de advogados que prestam assessoria jurídica aos negócios de M&A.

A White & Case e a CMS foram os principais assessores jurídicos de fusões e aquisições na Europa durante o primeiro semestre de 2024, em termos de valor e volume.

Uma análise da base de dados de negócios da GlobalData revela que a White & Case alcançou a posição de liderança em termos de valor ao aconselhar negócios no valor de 27,1 mil milhões de dólares. Enquanto isso, a CMS liderou em termos de volume, assessorando um total de 105 negócios.

Aurojyoti Bose realça que “o CMS foi o vencedor claro em termos de volume, uma vez que foi o único consultor a atingir um volume de negócios de três dígitos durante o primeiro semestre de 2024. Curiosamente, foi também o principal consultor em volume no primeiro semestre de 2023″.

“Entretanto, a White & Case registou um salto no valor total dos negócios que assessorou, bem como uma melhoria na sua classificação por valor no primeiro semestre de 2024 em comparação com o primeiro semestre de 2023. Passou de ocupar a sexta posição em valor no primeiro semestre de 2023 para liderar no primeiro semestre de 2024″, revela o analista da GlobalData.

“O envolvimento em negócios de sete mil milhões de dólares durante o primeiro semestre de 2024 foi fundamental para que a White & Case registasse uma melhoria no valor total dos negócios assessorados, bem como na a sua classificação em termos de valor”, acrescenta Bose.

A White & Case ocupou a segunda posição em volume com 60 negócios, seguida pela Baker McKenzie com 49 negócios, Allen & Overy com 42 negócios e Addleshaw Goddard com 41 negócios.

Entretanto, a Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom ocuparam a segunda posição em termos de valor, assessorando negócios no valor de 26,5 mil milhões de dólares, seguida pela Latham & Watkins com 22,1 mil milhões de dólares, Kirkland & Ellis com 19,3 mil milhões de dólares e a Sullivan & Cromwell com 18,6 mil milhões de dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.