Produzir carne de forma sustentável, utilizando menos recursos do que os que são necessários no processo tradicional de criação de animais. Esta é a grande missão da Good Meat, uma startup americana que cultiva frango e carne de vaca, através de células dos animais.
O processo é simples: a Good Meat coloca as células dentro de biorreatores semelhantes aos tanques utilizados para a fermentação de cerveja. Entre 4 a 6 semanas depois, as células são recolhidas e o produto final é criado através de impressão 3D.
Com um perfil nutricional idêntico ao da carne produzida de forma tradicional, esta carne tem sido servida, desde 2020, em restaurantes em Singapura.
Para escalar a capacidade de produção, a Good Meat está a construir novos biorreatores, nos Estados Unidos, cada um com capacidade para 250 mil litros. Operacionais a partir de 2024, o objetivo é que em 2030 sejam capazes de produzir mais de 13 mil toneladas de frango e carne de vaca por ano.
A empresa assegura que este processo inovador emite menos 92% de emissões de carbono, quando comparado com o processo tradicional de criação de animais.
Desde que foi fundada em 2016, a Good Meat já captou 267 milhões de dólares.
Artigo original publicado em SuperToast by INSTINCT.
Também disponível em Newsletter e Podcast.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com