A Google considera que a investigação de que está a ser alvo “arrisca sufocar a inovação num mercado que está mais competitivo do que nunca”, revela um porta-voz da empresa.
Esta terça-feira, a Comissão Europeia anunciou que iniciou uma investigação à gigante tecnológica por suspeitas de violação da lei da União Europeia (UE), nomeadamente no que toca à utilização de inteligência artificial (IA).
“Os europeus merecem beneficiar das mais recentes tecnologias e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com as indústrias de notícias e criativas, à medida que estas fazem a transição para a era da IA”, refere.
A empresa considera que esta é uma tecnologia que está a transformar a forma como fazemos perguntas e encontramos informação, contudo compreende as dúvidas que os publishers têm sobre como esta os está a afetar.
De acordo com a empresa as funcionalidades como a Vista Geral de AI ajudam as pessoas a fazer perguntas mais complexas, a obter links úteis para a web e a descobrir novos conteúdos.
A investigação de Bruxelas vai analisar “se a Google está a distorcer a concorrência ao impor condições injustas a editores e criadores de conteúdo ou ao conceder a si própria um acesso privilegiado a esse conteúdo, colocando assim os desenvolvedores de modelos de IA concorrentes em desvantagem”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com