A Google foi multada por um tribunal da Índia no valor de 13,38 mil milhões de rupias indianas (152 milhões de euros, à taxa de câmbio atual). No entanto, de acordo com a empresa norte-americana, os investigadores na área da concorrência, na Índia, copiaram partes de uma decisão europeia em que se multou a companhia por abusar do domínio de mercado que tem por via do seu sistema operacional Android.
Segundo noticia a “Reuters”, a Google alega que isto é motivo para anular a decisão tomada por aquele país situado na região Sul do continente asiático.
A multa aplicada pelo tribunal da Índia prende-se com a acusação feita à empresa de explorar a sua posição dominante em mercados como a pesquisa online e a pesquisa na Android App Store. Foi ainda pedido à empresa que altere as restrições que afetam os fabricantes de smartphones no que diz respeito a pré-instalar aplicações.
Num documento a que a “Reuters” teve acesso e que foi entregue pela Google em tribunal, garante-se que “existem mais de 50 exemplos de cópia”, em alguns casos “palavra a palavra”.
No mesmo ficheiro reitera-se que as práticas da empresa são favoráveis à competição e “não injustas ou eliminatórias”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com