[weglot_switcher]

Google reforça aposta em Inteligência Artificial com Pixel 9

Muita Inteligência Artificial, principalmente IA Generativa. Assim podem ser descritos os novos smartphones da Google, Pixel 9. Será colocado à venda em Portugal a 22 de agosto.
Google Pixel 9
15 Agosto 2024, 17h05

O novo Pixel 9, os smartphones da Google, está quase a chegar ao mercado nacional, em antecipação ao lançamento do novo iPhone em setembro e já depois da sul-coreana Samsung com os Fold e Flip. E como no mercado tecnológico quem não antecipa perde, a Google reforçou a sua aposta em Inteligência Artificial (IA).

Além das mudanças de design e atualização das câmaras fotográficas e (mais) bateria, a principal está em mais Inteligência com o processador Tensor G4. A estratégia, de acordo com o vice-presidente da Google para o Pixel, Brian Rakowski, passa por “superativar o ecossistema móvel com o Gemini e o Android”

Rakowski apelidou estes modelos como “o pináculo da computação móvel”, sendo otimizados em torno da IA e das ferramentas da Google assentes na inteligência. O objetivo da Google foca-se na transformação destes dispositivos móveis com a IA, dando mais poder à tecnologia.

“O Gemini está a redefinir o que significa ser útil. Temos uma oferta de ponta que combina a infraestrutura de última geração, a família Gemini, o sistema Android e hardware premium, construído para todos, processadores personalizados e uma coleção de apps e serviços que milhares de milhões de pessoas podem usar”, apontou o vice-presidente.

Entre as novidades, e à semelhança de concorrentes, a Google apostou na IA Generativa, criando o Pixel Studio para criar imagens do zero no próprio aparelho (a Xiaomi apresentou a mesma funcionalidade na MWC em Barcelona). Outro recurso que os utilizadores poderão achar interessante é a app ‘Capturas de Ecrã do Pixel’, que lembra informações importantes e dando a opção de pesquisa mais tardia.

Outra funcionalidade é que o Gemini vai conseguir dar resposta, com a Google a seguir o exemplo da Apple com a Siri. O utilizador vai conseguir perguntar ao Gemini sobre assuntos relacionados com temas que está a pesquisar no momento, e mesmo com vídeos. O Gemini tem ainda a opção de adicionar listas de restaurantes às sugestões ou atribuir destinos ao Google Maps.

Depois da Google apresentar um sistema de IA Generativa nas fotografias, em que fazia uma combinação de várias numa só, agora chegou o editor. O Magic Editor vai permitir ‘reimaginar’ uma fotografia, com a inclusão de prompts ou selecionar partes da imagens para novas criações.

E a Google permitiu ainda que o Magic Editor agrupe fotografias de diferentes pessoas, ou, simplificando, criar uma fotografia de grupo tirada em momentos diferentes. A Realidade Aumentada da Google vai permitir que o smartphone sobreponha uma imagem capturada no mesmo sítio mas em momentos diferentes. Será esta a funcionalidade ‘Add Me’.

Seguindo novamente os passos da Apple, com o iOS18, a Google decidiu agradar novamente ao mercado com o lançamento do ‘Call Notes’, em que retira as principais conclusões das chamadas telefónicas. Agora, o Gemini vai criar pequenos resumos das chamadas após esta ser terminada, deixando de ser necessário apontar à pressa um número de telefone ou marcar algo no calendário. Ainda assim, e satisfazendo os potenciais clientes, a Google revelou que as chamadas e consequentes resumos “nunca vão ser enviados para a cloud”, além de lançar um aviso de que a chamada será transcrita e sumarizada. Ainda assim, só irá resultar para chamadas com mais de 30 segundos.

Preço do Pixel 9 combina com funcionalidades?

Isso ficará ao cargo da curiosidade tecnológica e do bolso. A Google anunciou quatro modelos do mesmo Pixel 9, com três deles a chegarem ao mercado já a 22 de agosto: Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL. De fora, por enquanto, fica o Pixel 9 Pro Fold.

Com 6,3 polegadas, o Pixel 9 fica por 919 euros, enquanto o Pixel 9 Pro, com as mesmas dimensões, ficará à venda por 1.119 euros. Já o Pixel 9 Pro XL estará à venda por 1.219 euros. Estes preços são para a versão com 128GB, sendo que as versões com 256GB e 512GB vão ver o preço subir em pouco mais de 100 euros.

Nem a disponibilidade nem o preço do Pixel 9 Pro Fold foram dados a conhecer.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.