[weglot_switcher]

Gouveia e Melo garante uma administração média de 97 mil vacinas por dia (com áudio)

Desde que a campanha de vacinação nacional arrancou, Portugal já recebeu um total de 2,6 milhões doses. Até ao dia 11 de abril, 2,1 milhões já foram administradas. Assim, “15% da população já tem a primeira dose” e “mais de 6% já tem a segunda dose”, segundo Gouveia e Melo.
  • Lusa
13 Abril 2021, 12h46

O coordenador do plano de vacinação nacional contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, confirmou esta terça-feira, na reunião do Infarmed, que Portugal tem 1,9 milhões de vacinas disponíveis para administrar à população portuguesa em abril. Segundo o vice-almirante, há condições para “uma nova estratégia” que permitirá uma média diária de administração de vacinas de 97 mil por dia.

Desde que a campanha de vacinação nacional arrancou, em 27 de dezembro de 2020, que Portugal já recebeu um total de 2,6 milhões doses, tendo sido administradas até ao dia 11 de abril 2,1 milhões (das quais 1,5 milhões correspondem à primeira toma). Assim, “15% da população já tem a primeira dose” e “mais de 6% já tem a segunda dose”.

Agora, com uma “quantidade substantiva” de vacinas em abril, face ao meses anteriores, o coordenador do plano de vacinação nacional contra a Covid-19 acredita que há condições para passar da fase 1 para a fase 2 da campanha de vacinação, sendo que a fase 2 faz “colapsar” a fase 3. Isto é, segundo Gouveia e Melo, está a ser preparada uma junção das fases dois e três da vacinação.

Ora, Gouveia e Melo explicou que, neste momento, a vacinação da população com mais de 80 anos está acima dos 90%, e que vacinação de pessoas entre os 50 e os 80 anos com doenças de risco está nos 80%. Acresce que 96% dos profissionais de saúde já estão vacinados e 99% dos funcionários dos denominados serviços essenciais já estão imunizados. Nas escolas, a taxa de vacinação ascende aos 23%.

“Neste fim de semana vamos atingir muito rapidamente [a vacinação] de todos os profissionais, com exceção do Ensino Superior”, revelou Gouveia e Melo.

Relativamente aos próximos passos da campanha de vacinação, o coordenador do plano nacional indicou que 90% das 1,9 milhões de vacinas disponíveis em abril vão ser atribuídas por grupos etários. Os restantes 10% serão para doenças que não estão relacionadas com a idade.

Neste sentido, o vice-almirante espera que toda a população acima dos 60 anos de idade esteja vacinada até junho, pelo menos com a primeira dose. Acresce a expectativa de conseguir ter 70% da população acima dos 30 anos de idade vacinada entre julho e agosto, também com pelo menos a primeira dose.

Contudo, o ritmo de vacinação dependerá do processo de agendamento, que vai sofrer mudanças, segundo Gouveia e Melo. O agendamento é “centralizado”, sendo que a partir deste mês passará a ser complementado “com a possibilidade de autoagendamento” Isto é, as pessoas poderão marcar o dia em que querem tomar a vacina. “Isto vai permitir grande afluxo e resposta para a capacidade de agendamento”, realçou.

Isto porque, de acordo com o coordenador da campanha de vacinação contra a Covid-19, a partir do momento em que 85% de um grupo etário ou grupo profissional  é vacinado há maior dificuldade em encontrar pessoas. Assim, as pessoas poderão vir a agendar o dia da sua vacinação contra a Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.