[weglot_switcher]

Governador do Minnesota considera investigação do Governo Trump uma distração partidária

“Os residentes do Minnesota estão mais preocupados com a segurança e a paz do que com táticas legais infundadas destinadas a intimidar os funcionários públicos que apoiam a sua comunidade”, frisou Walz, num comunicado publicado nas redes sociais.
epa12582037 US President Donald Trump walks on the South Lawn of the White House after arriving on Marine One in Washington, DC, USA, 09 December 2025. Trump said people were ‘starting to learn’ the benefits of his tariff regime as he sought to convince voters his administration was moving to address affordability concerns, taking to the road in hopes of countering a mounting political vulnerability. EPA/Graeme Sloan / POOL
20 Janeiro 2026, 22h45

O governador do Minnesota, o democrata Tim Walz, classificou esta terça-feira a investigação aberta contra si pelo Departamento de Justiça da Governo Trump como uma “distração partidária” e garantiu que o Estado não se deixará intimidar”.

“Os residentes do Minnesota estão mais preocupados com a segurança e a paz do que com táticas legais infundadas destinadas a intimidar os funcionários públicos que apoiam a sua comunidade”, frisou Walz, num comunicado publicado nas redes sociais.

O democrata destacou que o seu objetivo é proteger a população.

“As famílias estão assustadas. As crianças têm medo de ir à escola. Os pequenos negócios estão a sofrer. Uma mãe morreu e os responsáveis ainda não foram responsabilizados”, recordou, em alusão à morte de Renee Nicole Good por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês).

A este respeito, indicou que o Governo federal deve “restaurar a confiança, a responsabilidade e a ordem pública” em vez de se envolver em retaliação com uma investigação que “não procura justiça”.

“O estado do Minnesota não será arrastado para a política”, enfatizou.

Jacob Frey, presidente da Câmara de Minneapolis, que também está a ser investigado pelo Departamento de Justiça, sublinhou no sábado que esta “foi uma clara tentativa” de o intimidar “por defender” a cidade.

Segundo os meios de comunicação social norte-americanos, ambos os políticos democratas foram intimados a depor sobre as suas declarações relativas às ações dos agentes do ICE nas últimas semanas, depois de terem manifestado a sua oposição a estas forças no Estado do Minnesota.

As intimações, que solicitam registos, foram enviadas para os gabinetes do governador Tim Walz, do procurador-geral Keith Ellison, do presidente da Câmara de Minneapolis, Jacob Frey, da presidente da Câmara de St. Paul, Kaohly Her, e de autoridades dos condados de Ramsey e Hennepin, segundo fonte ligada ao processo citada pela agência Associated Press (AP).

A investigação está relacionada sobre se as autoridades do Minnesota obstruíram a aplicação da lei federal de imigração através de declarações públicas e centra-se na possível violação de uma lei de conspiração.

Ao mesmo tempo, o Governo norte-americano liderado por Donald Trump está a pressionar uma juíza para que rejeite os esforços do Minnesota e das suas maiores cidades para travar o aumento das ações contra a imigração ilegal.

O Governo realçou na segunda-feira, num documento judicial, que a operação tornou o Estado mais seguro com a detenção de mais de 3.000 pessoas que se encontravam no país ilegalmente.

O procurador-geral do Minnesota, Keith Ellison, disse que o Governo está a violar a liberdade de expressão e outros direitos constitucionais com as suas operações sem precedentes.

Descreveu os agentes armados como mal treinados e disse que a invasão deve cessar.

O processo judicial apresentado em 12 de janeiro procura uma ordem para suspender ou limitar a ação de fiscalização.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.