Governo angolano rescinde contratos de exploração de diamantes

“Foi aprovada há já algum tempo a política para a protecção de diamantes, que tem como fundamento primeiro a eliminação do monopólio da comercialização de diamantes brutos que existia no país”, explicou o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino de Azevedo.

Amit Dave / Reuters

O governo rescindiu recentemente dois contractos para exploração de depósitos secundários de diamantes na província da Lunda-Norte, por inviabilidade técnico-económica e incumprimento de obrigações legais.

Segundo a Lusa, os despachos com a rescisão dos contractos envolvem em concreto as operações de depósitos secundários de diamantes de Cassanguide e de Chimbongo e surgem numa altura em que o Governo está a reorganizar o sector diamantífero nacional.

Os documentos não referem as empresas envolvidas, mas acrescentam que os titulares dos direitos mineiros agora revogados “são obrigados a reparar quaisquer danos causados”, bem como ao “1umprimento de outras obrigações decorrentes do exercício da actividade mineira”.

O regulamento, lê-se no documento, é um instrumento legal que estabelece as modalidades de compra e venda de diamantes, com o intuito de “atingir os objectivos estratégicos do sector mineiro e da política de comercialização definida pelo Executivo, visando aumentar a prospecção e exploração, fomentar o investimento externo, instalar fábricas de lapidação e obter maiores receitas para o Estado.

“Foi aprovada há já algum tempo a política para a protecção de diamantes, que tem como fundamento primeiro a eliminação do monopólio da comercialização de diamantes brutos que existia no país”, explicou o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino de Azevedo.

Relacionadas

Polícia angolana apreende mais de 10.000 quilates de diamantes em Luanda

As autoridades angolanas apreenderam em Luanda 10.200 quilates de diamantes, 14.573 dólares e 495 euros no âmbito da “Operação Transparência”, que decorre em todo o país desde 25 de setembro, anunciou esta quarta-feira fonte oficial.

Angola aprova fim do monopólio da venda de diamantes e cria Agência de Petróleos e Gás

“Foi aprovada há já algum tempo a política para a proteção de diamantes, que tem como fundamento primeiro a eliminação do monopólio da comercialização de diamantes brutos que existia no país”, explicou o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino de Azevedo.
Recomendadas

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quarta-feira

Os investidores estarão atentos à divulgação do “Livro Bege” por parte da Reserva Federal norte-americana e às declarações de Williams, membro do FOMC, e do assessor do secretário do Tesouro norte-americano Neel Kasharki. Por cá, a agenda política fica marcada pela comissão de inquérito aos incêndios de 2017.

Valor médio das novas pensões atribuídas em julho foi o mais alto desde dezembro de 2018

Em julho, a Caixa Geral de Aposentações passou a ter 1.452 novos pensionistas por velhice, o que reflete uma subida homóloga de 43,3%.

FESAP ameaça com greve dos técnicos de saúde até final do mês

O dirigente sindical da estrutura associada à UGT diz que os trabalhadores envolvidos na possível greve serão técnicos superiores de diagnóstico, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais, porque “não é justo” que com 20-30 anos de serviço ganhem o salário mínimo.
Comentários