[weglot_switcher]

Governo anuncia que 42% do PRR já está em vias de contratualização

O Executivo reuniu-se com a comissão de acompanhamento do PRR e no final deu a conhecer que 15 % dos fundos já estão contratualizados, mas, mais importante ainda, 42% estão em vias de contratualização.
  • Lusa
5 Agosto 2021, 21h05

Depois de esta semana Portugal ter recebido a fatia de pré-financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Governo reuniu esta quinta-feira com a Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR, liderada por Costa Silva, e deu a conhecer que cerca de 42% do plano está já em vias de contratualização. Paralelamente, o primeiro-ministro António Costa fez ainda saber que, até ao momento, já foram lançados 10 avisos e recebidas mais de 16 mil candidaturas.

O encontro que decorreu em São Bento “teve como objetivo fazer um ponto de situação e ouvir e registar as recomendações” da CNA, tendo sido apontados “aspetos para melhorar a eficácia, a eficiência e o impacto do PRR”, enquadrados pelo “objetivo muito claro” de “acelerar a execução” do plano e “garantir que este produza uma verdadeira transformação do país”.

Estes objetivos já anteriormente tinham sido descritos como prioridades pelo ministro das Finanças, João Leão. As primeiras contratualizações correspondem a 15% do plano, num montante de 2,49 mil milhões de euros. No total, entre contratualizações efetuadas e em vias de o serem, cerca de 6,955 mil milhões de euros já têm destino.

Recorde-se que, na terça-feira, Bruxelas libertou os primeiros envelopes do fundo de recuperação, fazendo chegar a Portugal 2,2 mil milhões de euros, de um total de 16,6 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido (13,9 mil milhões) e em empréstimos (2,7 mil milhões).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.