[weglot_switcher]

Governo anuncia que deixa de ser obrigatório o uso de máscara nos recreios das escolas (com áudio)

Até agora, a DGS determinava o uso obrigatório das máscaras para os alunos a partir do segundo ciclo nos espaços interiores e exteriores das escolas.
23 Setembro 2021, 16h27

O Governo veio hoje a público dizer que não é obrigatório o uso de máscara nos recreios das escolas.

“Quanto ao ano letivo, o Conselho de Ministros tomou a decisão de clarificar que o uso de máscara nao e obrigatória nos espaços exteriores das escolas, nos recreios”, anunciou hoje o primeiro-ministro em conferência de imprensa.

A DGS esclareceu a 10 de setembro que o uso de máscara nos recreios é obrigatório a “todos os momentos” nos “espaços dos estabelecimentos de educação ou ensino”, para todos os alunos a partir do segundo ciclo de ensino, afirmou a entidade liderada por Graça Freitas, citada pela Lusa.

A orientação da DGS para as escolas foi publicada inicialmente em abril deste ano, mas continuava ainda em vigor.

A mesma orientação recomendava que “nas crianças com idade entre seis e nove anos, e para todas as que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico independentemente da idade, a utilização de máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica é fortemente recomendada, como medida adicional de proteção, em espaços interiores ou exteriores, desde que as crianças tenham “treino no uso” e utilizem as máscaras de forma correta e seja garantida a supervisão por um adulto”.

Portugal conta com um total de 1.064,876 casos confirmados de Covid-19, mais 885 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quinta-feira, 23 de setembro. O número de vítimas mortais do novo coronavírus subiu para os 17.938 verificando-se mais cinco vítimas mortais nas últimas 24 horas.

Portugal atingiu 83% da população totalmente vacinada no dia 21 de setembro, num total de quase 8,5 milhões de pessoas. O líder da task force considera que vai haver “”proteção de grupo e eventualmente imunidade de grupo quando atingirmos os 85% ou 86% de vacinação completa”, segundo disse Henrique Gouveia e Melo esta semana. Recorde-se que a task force para a vacinação espera atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada até ao final do mês de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.