[weglot_switcher]

Governo aprova nova linha de crédito para micro e pequenas empresas

Segundo o ministro do Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, a nova linha de crédito será atribuída através do IAPMEI e funcionará de forma semelhante à linha de crédito especificamente criada para as empresas do sector do turismo.
8 Julho 2021, 17h40

O Governo aprovou esta quinta-feira a criação de uma nova linha de crédito para micro e pequenas, que deverá ficar operacional nos próximos 15 dias. Segundo o ministro do Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, a nova linha de crédito será atribuída através do IAPMEI e funcionará de forma semelhante à linha de crédito especificamente criada para as empresas do sector do turismo.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que determina a criação de uma linha de crédito para micro e pequenas empresas, que estará operacional dentro de 15 dias”, anunciou o ministro, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros.

A medida estava inscrita no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), por iniciativa do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), e prevê que, através do IAPMEI, “seja concedido crédito a micro e pequenas empresas, com um período de carência de 18 meses”.

“Esta linha de crédito replicará, em grande medida, aquilo que é a experiência já temos em vigor para as empresas do sector do turismo, através da linha de crédito que é distribuída pelo Turismo de Portugal, e permitirá a empresas desta dimensão noutros sectores de atividade terem acesso também a crédito nas condições que estão previstas no Orçamento do Estado”, referiu Pedro Siza Vieira.

Foi ainda aprovado um segundo decreto-lei que “cria o fundo de capitalização e resiliência” e que corresponde à concretização do Plano nacional de Recuperação e Resiliência. Esse fundo servirá para “assegurar a recapitalização das empresas mais afetadas pela pandemia e a capitalização de outras empresas que possam ter possibilidades de crescimento, desenvolvimento e de consolidação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.