[weglot_switcher]

Governo avança com nova fase de desconfinamento mas centros comerciais em Lisboa só reabrem a 4 de junho

A terceira fase de desconfinamento foi esta sexta-feira o mote da reunião de Conselho de Ministros. A partir de segunda-feira, também reabrem cinemas, teatros, salas de espectáculo e auditórios. Lojas de cidadão e centros comerciais só reabrem a 4 de junho.
  • Twitter
29 Maio 2020, 18h09

A partir de segunda-feira dá-se inicio à terceira fase de desconfinamento e estão autorizados a reabrir os cinemas, teatros, salas de espectáculo e auditórios, bem como os ginásios e as lojas com mais de 400 metros quadrados (m2), embora a utilização de máscaras e a disponibilização de gel desinfetante continuem a ser medidas de proteção obrigatórias.

A terceira fase do chamado desconfinamento tem início no dia 1 de junho, tendo o Governo confirmado esta sexta-feira que a próxima fase de reabertura da economia passa também por reativar jardins de infância, para crianças dos três aos seis anos de idade. Relativamente aos ATL’s não integrados em estabelecimentos escolares, estes só poderão abrir a partir de 15 de junho.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) é exceção, porque as lojas de cidadão e os centros comerciais vão continuar fechados devido ao elevado número de casos de infeção por Covid-19 nesta região.

Mas há mais pormenores que terão de ser aprofundados nesta terceira vaga de desconfinamento, sobretudo no que respeita às regras dos espaços superiores 400 m2. Por exemplo, as lojas de vestuário vão reabrir, mas terão de ser assegurados que ou se encerram os provadores ou é garantida a sua limpeza e desinfecção após cada utilização. A roupa experimentada por cada cliente terá de ser igualmente desinfetada ou colocada em quarentena, clarificou António Costa.

Nos restaurantes a lotação máxima deixa de estar limitada a 50%, devendo ser salvaguardada a limpeza constante do espaço e das mesas, balcões e cadeiras. Também terá de ser garantida a distância de 1,5 metros entre mesas, que devem ser reservadas.

No final da próxima semana, dia 6 de junho concretamente, serão reabertas as praias, embora sujeitas a lotação máxima, determinada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O distanciamento de três metros entre chapéus e a proibição de atividades desportivas com duas ou mais pessoas estão, no entanto, proibidas, segundo o que foi anunciado no dia 26 de maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.