[weglot_switcher]

Governo cria grupo de trabalho para preparar Web Summit até 2028

O ‘Grupo de Trabalho Web Summit Portugal 2019-2028’ vai entrar em vigor já este ano, com o objetivo de “assegurar a organização e a coordenação da Web Summit, em cada ano do período de 2019 a 2028”.
  • Cristina Bernardo
15 Outubro 2019, 11h41

Após a certificação de que a Web Summit fica em Lisboa até 2028, o Governo anuncia que criou um grupo de trabalho para se focar no evento. A criação deste grupo de trabalho foi publicada em Diário da República esta terça-feira, 15 de outubro.

No despacho publicado, o Governo destaca “a importância do empreendedorismo na estratégia global para o país, reconhecendo a relevância da missão de dinamização de um ecossistema coerente e que incentive o crescimento económico através da inovação e da criação de valores”. No ano passado, foram esperadas 70 mil pessoas no evento de quatro dias, gerando um interesse económico em Portugal.

O Governo assume ainda que a assinatura com a Web Summit “visa enriquecer o ecossistema de startups em Portugal, promover o adequado financiamento destas startups ao longo das suas diferentes fases e, também, incentivar o processo de internacionalização destas empresas”.

O ‘Grupo de Trabalho Web Summit Portugal 2019-2028’ vai entrar em vigor já este ano, com o objetivo de “assegurar a organização e a coordenação da Web Summit, em cada ano do período de 2019 a 2028” e ainda “assegurar a articulação entre as várias entidades relevantes no sentido de propiciar o sucesso de cada edição”.

Para este grupo de trabalho foi designado um representante do primeiro-ministro, ministro dos Negócios Estrangeiros, ministro da Administração Interna, ministro adjunto e da Economia, secretário de Estado da Internacionalização, secretário de Estado da Economia e secretária de Estado do Turismo. Vai ainda ser designado um representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), Instituto do Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa, Associação Turismo de Lisboa, Serviço de Informações e Segurança e Startup Portugal.

O mesmo despacho publicado esta terça-feira avança que os membros deste grupo não vão auferir de “qualquer remuneração ou abono pelo exercício das suas funções”. O grupo deve ainda apresentar um relatório intercalar, após o encerramento do evento, e um relatório final após o seu mandato, a 31 de março de 2029, sobre a atividade desenvolvida e os resultados alcançados em cada edição.

A edição da Web Summit 2019 começa no dia 4 de novembro e termina no dia 7 de novembro, contando com mais de 1.200 oradores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.